Obaluaê quer dizer “Rei e Senhor da terra” sua veste é palha e esconde o segredo da vida e da morte.
É orixá das doenças, da cura, da transformação, quando estamos enfermos é pra ele quem devemos orar e pedir pra que leve a doença embora. Ele pertence a terra, anda no cemitério entre o mundo dos mortos, domina os Eguns junto com Iansã Balê.
Como minha avó dizia sempre tocando no chão ao pronunciar o nome dele - "Este é um orixá muito vivo!" É o orixá da varíola, das doenças contagiosas com este é essencial ter muito RESPEITO ele é perigoso! Adora dá umas surras nos seus filhos quando saem da linha.
A saudação de Obaluaê é: Atotô, Obaluaê! Seu dia da semana é a segunda-feira, dia, também, dos pretos-velhos. A cor da sua conta é a preta e branca. Comida: Pipoca e Carré.
Ele está muito presente na minha vida, orixá zeloso, sempre vem me cobrar um segredinho só nosso, iniciando assim, as grandes transformações que só vingam em agosto, é ele quem vem puxando as mudanças, este é o mês das reviravoltas pelo menos pra mim... Estou pronta para o melhor meu bom velhinho. ATOTÔ!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBS: Pra você que vai postar ou postou nestes comentários a sua publicação depois de aprovada e com identificação, é claro, só será visualizada na página se clicar em "carregar mais" (está vendo este nomezinho vermelho aqui logo acima?) Assim, irá aparecer mais depoimentos.
EMAIL PARA CONTATO:
jornalista.suzanatavares@gmail.com