Sou negra como à noite!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Qualquer coisa tá valendo em 2011

Estou cheia de todo ano fazer votos de felicidades, renovar as esperanças, achar que irá ser tudo diferente e melhor. Quer saber! Que venha qualquer porra em 2011 o que vim estará bom e se não vier tanto faz ou tanto fez. Quero mais é viver dá forma que se dá para viver... Peço axé e se não me derem que façam bom proveito...E que assim seja...

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Vou cantar

O grito forte dos Palmares
Que correu terras, céus e mares
Influenciando a abolição

Zumbi valeu!
Hoje a Vila é Kizomba
É batuque, canto e dança
Jongo e maracatu

Vem menininha pra dançar o caxambu (bis)

Ôô, ôô, Nega Mina
Anastácia não se deixou escravizar
Ôô, ôô Clementina

O pagode é o partido popular
sacerdote ergue a taça
Convocando toda a massa
Neste evento que congraça

Gente de todas as raças
Numa mesma emoção

Esta Kizomba é nossa Constituição (bis)

Que magia
Reza, ajeum e orixás
Tem a força da cultura
Tem a arte e a bravura

E um bom jogo de cintura
Faz valer seus ideais
E a beleza pura dos
seus rituais
Vem a Lua de Luanda

Para iluminar a rua (bis)

Nossa cede é nossa sede
e que o “apartheid” se destrua


(Música – Kizomba – Samba Enredo Campeão de 1988 da Escola de Samba de Vila Isabel)

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Encontro Baiano Mulheres e Mídias

Evento reunirá representantes da poder público estadual, dos veículos privados de comunicação e da sociedade civil para aprofundar o debate de idéias e reforçar as demandas das mulheres por políticas públicas.



Pela primeira vez, a cidade de Salvador é sede de um encontro que discutirá a inserção da mulher na mídia baiana e as políticas públicas voltadas para esse segmento na comunicação, trata-se do “Encontro Baiano Mulheres e Mídias”. O evento acontecerá no dia 30 de novembro (terça-feira), às 9h, no Cine XIV (Pelourinho – espaço a confirmar) e reunirá diversas representantes dos setores público e privado e da sociedade civil, como a secretária de Promoção da Igualdade (SEPROMI), Luiza Bairros, a apresentadora do programa Boa Tarde Bahia, da TV Bandeirantes, Rita Batista e Rachel Moreno da Articulação Nacional Mulher e Mídia. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no http://www.mulheremidiabahia.blogspot.com/

Coletivo de Entidades Negras: Promotor de Justiça Almiro Sena lança no dia 23 “A cor da pele: na sociedade racista do Brasil, o normal é ser branco”

Coletivo de Entidades Negras: Promotor de Justiça Almiro Sena lança no dia 23 “A cor da pele: na sociedade racista do Brasil, o normal é ser branco”


Somos ou não racistas? Apesar de pesquisas, estatísticas, dados, gráficos, trabalhos empíricos, casos observados, enfim, vários instrumentos que comprovam as injustiças produzidas pelo racismo no país, há quem diga que não...

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Nosso dia...


No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, devido ao aumento das fugas dos escravos.

O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Temos que olhar de cabeça erguida e na diagonal, continuar nossa luta, pois está batalha é continua e muita vezes árdua.

Saudando à todos que nos fez valer: Viva Zumbi!Viva Zeferina! Viva a Vovô do Ilê! Viva a Vilma Reis!Viva Obama!Viva a eu! Viva a você!Viva José, Maria e João guerreiros que não se intimidam e nem se deixam abater, gritando se preciso for para conquistar nossos direitos e nos impor nesta sociedade marcada pelo preconceito, mostrando que o quilombo permanece vivo e ativo...     

"Que a pele escura não seja escudo para os covardes, que habitam nas senzalas do silêncio.
Porque nascer negro é consequência
Ser é consciência!"




sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Buteco do Pêlo


Esta foto me lembra um buteco que tem no Pelourinho onde de vez em quando apareço para tomar umas cervejas e sambar até os pés doerem. Esta ilustração retrata muito bem o ambiente; muita negras do balaio grande, inclusive eu, sambando, remexendo para lá e para cá tentando mostrar o que que a baiana tem de olho em um negão que fica parado só fazendo charme olhando o movimento ou aquele negro lindo super estiloso que está tocando surdo ou pandeiro com sua bandinha de porta de bar fazendo animação da negrada. Alguns homens ficam de olho grosso no rebolado das mulheres querendo pagar cerveja para vê se elas ficam de graça. E por aí vai...   

A música é tão alta que malmente dá para ouvir nossa própria voz e alguns aproveitam para falar mais de pertinho, bem no pé do ouvido quem sabe não sai um beijo roubado ou esperado as vezes o bafo da cachaça incomoda, mas faz parte desse calor humano. Todo mundo suando, esquentando o ambiente e o corpo indo até o chão, o salão já com cheiro de cerveja, suor e mijo tudo miturado, muita paquera, rala-rala e bebedera a última vez que dei o ar da minha graça foi no mês de Abril com uma turma. Estavamos fazendo ronda pela cidade para bebemorar o aniversário do meu namorado pena que à noite terminou cedo para a turma, pois nos dois esticamos até o dia amanhecer em uma festinha particular. Aqui é Salvador  terra de muita gente bamba todo mundo bebe, todo mundo samba...   

Novembro Negro

Sim, nós podemos!!

Não concordo com a forma de governar como um violino e blá, blá, blás do PT, mas devemos parabenizar o povo brasileiro por esta grande conquista à mulher no poder! Exaltando todas as feministas que guerriaram para chegarmos onde estamos e em especial a então presidente do Brasil Dilma Rousseff que sabe muito bem o que é driblar a ditadura, aguentar a tortura, lutando para defender nossos direitos. A primeira mulher a ocupar o cargo de PRESIDENTE desta nação que clama por transformação, reparação, atenção e a sensibilidade de uma mulher. Não faça feio , use sempre baton, blash e salto, nos orgulhe, pois nós mulheres sentimos orgulho de você.     


                  
Com o Axé total das mulheres negras

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

É tudo marmelada, é sim senhor!!



O circo da presidência 



Dilma a mulher barbada














                                   Serra o mostro da cabeça grande

Quem irá ganhar para comandar este show de horrores presidencial? A tenda do cinco está montada e o palhaço nós já temos! No dia do hallowen 31 de outubro a bruxa vai está solta....
                
                                        

Para não dizer que não falei das flores...

Não podia me esquecer de saudar a Primavera mesmo que atrasada então me dou rosas negras, única, misteriosa e sofisticada. Que tudo seja flores....   

                                           
"Nem tudo são flores
nos meses de primavera. 
Voam marimbondos"...

                                                                

             

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Tô famosa

Meu colega Yuri Almeida achou uma foto minha navegando na internet, onde postaram como um trabalho de escola com o tema da Música "Fricote" e vincularam no You Tube sem minha autorização de uso da minha imagem, mas confesso que ADOREI!! Sou mesmo a Nega do Cabelo Duro e nenhum pente me penteia!!! Amei o vídeo.

luis caldas - nega do cabelo duro (fricote)

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Diploma na mão e agora?

Semana passada fui buscar meu então sonhado, problemático e polêmico diploma na faculdade Unibahia em Lauro de Freitas, depois de três anos e meio de formada. Ufa! Penei por este papel timbrado e agora parece não valer para nada já que qualquer um pode se dizer jornalista, Gilmar Mendes seu filho de chocadeira o que é seu estar guardado, eu mereço!? Bom mas fico feliz por tê-lo foi uma conquista importante na minha vida e espero eu que tenha valido a pena escolher esta profissão.

Agora é conseguir um bom emprego fazendo o que gosto e patentear o meu DRT na minha carteira de trabalho que inclusive este ano tirei até uma nova carteira para renovar as esperanças.*Rs. É isso aí diploma eu tenho só me falta meu emprego e que venha quando eu merecer, pois viver só de frila não dá para pagar minhas contas que estão atrasadas. Saravá!!!!

Laroiyê para o patrono da comunicação
O senhor não está fazendo esse bozó direito


"Vigie minhas passagens, abra meus caminhos, ajude-me  a resolver problemas da vida fora de casa e a encontrar caminhos para progredir. Proteja-me contra perigos e inimigos. Então devemos invocá-lo com muito respeito, afinal ele está entregue a missão de nos proteger e guardar nossas estradas. Peço-te movimento em minha vida. axé"....     

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Afirmação na Moda

Ao analisarmos mais de perto os textos e imagens sobre a questão da estética abordada pela revista, que tem na sua linha editorial uma grande preocupação em mostrar uma bela imagem do negro  e fazer da estética uma forma de afirmação racial, mostra também uma ambigüidade nas massagens, um grande apelo ao consumo.  

O primeiro exemplo a ser apresentado é da Edição 86 - Maio/2005. Uma matéria sobre cabelos black power, nela aparece a fotografia de um casal negro com o estilo da cabeleira black, o conteúdo da mensagem diz respeito ao penteado que foi moda nos anos 1970 e volta com força total para homens e mulheres, fazendo uma breve referência aos primeiros famosos que assumiram o seu cabelo natural.  

A revista enfatiza o que aconteceu com a atriz Zezé Mota, após a volta de uma viagem que fez aos Estados Unidos: "a atriz conta que, em visita àquele país, na época, deparou com os negros usando cabelo natural, voltou para o hotel e enfiou correndo a cabeça debaixo do chuveiro e sentiu como se fosse uma libertação".

Ao retratar desta forma usando a palavra "libertação", a revista mostra muito bem a tendência de se optar pelo estilo black, como forma de afirmação da identidade negra, o estilo do cabelo virou uma forma de expressão, um fator de afirmação racial.  

Esta matéria vem junto com anúncios de cosméticos que, segundo a revista, irá ajudar na manutenção do penteado, junto com dicas de um profissional especializado em black power, que ensina como cuidar do visual. 

Para falar de moda étnica sempre destaca-se as estampas e as cores do continente Africano, sendo composta pelas características que expressam a estética da África, sendo apresentada as roupas impregnadas de desenhos. A selva ganha textura e vibração. A cor da raça e do deserto e as estampas dos safáris povoam a imaginação. As estampados de onça, zebra, tigre, leopardo e outros bichos invadem vestidos, saias, camisas, coloridos e repletos de desenhos étnicos.

Sendo enfatizando a assimilação das estampas das roupas com a paisagem das selvas africanas, reforçando a identificação da negritude na forma de se vestir, onde o look passa a constituir uma lógica identificatória.   

Tais roupas compõem a nova tendência da chamada “Moda Afro, usando a estética como uma linguagem mercadológica para falar de autoestima e consciência racial.

Seguindo a lógica de se enaltecer o black is beautiful como uma nova forma de afirmação da identidade africana nos países da diáspora negra. Colocando os traços distintivos da identidade nacional para mostrar cabelos e roupas que comporiam a chamada “Moda Étnica”.

Denílson Lopes (2002) enfatiza que consumir passa a gerar um novo significado para questões de pertencimento, identidade, em uma época de globalização da cultura e quebra de fronteiras, na qual a Moda participa ativamente do processo de subjetivação do indivíduo numa sociedade em transformação. Há, na atualidade, uma crescente preocupação com a identidade, com o reconhecimento e a valorização de si e a aceitação do outro. “A moda não é só questão de consumo, mas também de identidade. Ser não é ter, mas parecer”. (Lopes, 2000, p.155).

Na verdade, são as imagens que se tornam mercadorias. O capitalismo agora tem, como principal meta, a produção de imagens e sistemas de signos, e não somente de mercadorias. A Moda, imersa nesse sistema, é o campo ideal para a criação de sociabilidade e definição de éticas grupais. 

Douglas Kellner (2001, p. 307) discorre que a cultura da mídia põe à disposição imagens e figuras com as quais seu público possa identificar-se, imitando-as. Portanto, ela exerce importantes efeitos socializantes e culturais por meio de seus modelos de papéis, valorizando certas formas de comportamento.  

A Moda estabelece a identidade social do indivíduo. A forma de vestir é uma forma de expressão, uma manifestação particular, e identifica a pessoa como integrante de uma certa época, de um certo grupo social, de uma certa profissão. O vestuário compõe, juntamente com outros atributos pessoais, o perfil das pessoas, inclusive refletindo estados de espírito: "Enquanto, no século 19, o individualismo procurava a qualquer preço mostrar uma originalidade, como no caso do dandismo, creio que, hoje, mais através da diversidade de estilos, há uma busca da expressão da identidade" (Lipovetsky, 1997). 

O discurso da revista mostra que a identidade racial está ligada à produção de uma imagem, à aparência pessoal, onde a auto-afirmação é ditada através da moda e dos cosméticos, e que esta adoção da moda étnica  seria um passo necessário para uma nova forma de se resgatar a autoestima e despertar uma consciência racial nos afro-brasileiros.   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
*Retirado da minha monografia como projeto de conclusão do curso em jornalismo: As representações Sociais na Ressignificação da Identidade Ética do povo negro: no caso da revista Raça Brasil. Defendida e aprovada na semana da Consciência Negra em 23 de novembro de 2006. 



quarta-feira, 1 de setembro de 2010

As vestes africana



Mesmo sendo pouco conhecido, o continente africano é sem dúvida um dos mais belos do planeta.

A exuberância se faz presente no vestuário típico de algumas regiões por meio de roupas com cores, digamos, pouco discretas.

Cores fortes ou em tons pastéis ou terracota, turbantes, tranças, bijouterias grandes confeccionadas com sementes, cascas de árvore, contas coloridas, ossos ou metal e muita exuberância nos penteados marcam o jeito de se vestir africano.

Se o continente é quente, os tons do vestuário acompanham o clima com as cores fortes e vibrantes estampadas na grande diversidade de padronagem de tecidos misturadas á beleza natural da terra e do povo africano.



Atenção meu povo amado 

Quem quiser mais textos sobre As Vestes Africana ou Tecidos Africano envie um email para: 
jornalista.suzanatavares@gmail.com que envio com o maior prazer já que não conseguem visualizar aqui no blog! Ou basta ir no canto superior esquerdo do blog onde tem o ícone de busca e digitar as vestes africana que aparecerá todas as postagens sobre o tema, além de ter texto sobre os tecidos africano.  Porém façam as devidas citações, ok? 

Ah! E se comentam como anônimo e não colocam um email para contato fica difícil a comunicação. Espero que possam degustar e fazer bom proveito das informações contidas aqui. Axé pra tod@s... Dona Preta

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Não se intimide ninguém irá te colocar no tronco

Vai amarelar??

É bom saber

Negritude (Négritude em frencês) foi o nome dado a uma corrente literária que agregou escritores negros francófonos   e também uma ideologia de valorização da cultura negra em países africanos ou com populações afro-descendentes expressivas que foram vítimas da opressão colonialista. 





quarta-feira, 7 de julho de 2010

Divulgando

Itaú Cultural

convida

Suzana Tavares,

Gostariamos que você conhecesse o projeto de seleção de ensaios literários do programa Rumos Itaú Cultural Literatura 2010-2011. Este programa está com um edital aberto e as inscrições foram prorrogadas para 13 de agosto de 2010. Veja, abaixo, informativo com prazos, características, link para o regulamento e prêmios.

Solicitação: Se o assunto for da sua área de interesse, por favor, nos ajude a ampliar a divulgação deste projeto. Publique, por gentileza, o informativo abaixo no seu blog e divulgue para seus alunos, colegas e rede social. O objetivo é que o maior número de pessoas interessadas em Literatura Brasileira Contemporânea a partir dos anos 1980 tenham oportunidade de participar deste programa de incentivo que inclui atividades de formação, ampliação de rede relacionamento, apoio financeiro e publicação dos projetos selecionados. Desde já, agradecemos a sua importante coloboração na divulgação.

Grato pela atenção,

Luiz Pedreira Jr

Itaú Cultural
Comunicação Dirigida

itaucultural@comunicacaodirigida.com.br

Tel 11 3881-1710
11 8405-4664

Para os amantes da literatura


Abertas as inscrições para o edital RUMOS ITAÚ CULTURAL LITERATURA 2010-2011


Em sua quarta edição, o programa Rumos Literatura é dirigido aos interessados em desenvolver textos reflexivos sobre literatura e crítica literária brasileira contemporânea. A novidade desta edição é a possibilidade de estrangeiros, residentes fora do Braisl, também se inscreverem. O programa busca colaborar no desenvolvimento de potencialidades ao estimular a formação do interessado em literatura na ampliação de sua rede de relacionamentos intelectuais e profissionais e, posteriormente, lançar e divulgar uma publicação com sua produção autoral.

O programa Rumos Literatura 2010-2011, conta com o apoio da Anpoll - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e em Lingüística (http://www.anpoll.org.br/site/) e da ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada (http://www.abralic.org/).

O edital está dividido em duas categorias:

1. Produção Literária, para projetos de ensaio que tratem de um tema relativo à produção literária brasileira a partir do início dos anos 1980.

2. Crítica Literária, para projetos de ensaio sobre a produção crítica na literatura brasileira realizada a partir do início dos anos 1980.

Importante: o interessado não precisa escrever o ensaio final, apenas o projeto que será desenvolvido em 2011, conforme consta no edital.

Prazo de inscrições: foram prorrogadas até 13 de agosto de 2010.

Público alvo: todas as pessoas interessadas nos temas propostos pelo edital, independente do nível escolar e segmento de atuação profissional.
Leia o edital completo, regulamento, prêmios e saiba com se inscrever na página

Dentre os prêmios, os selecionados receberão apoio financeiro mensal e remuneração referente ao licenciamento dos direitos autorais do trabalho concluído e aprovado.


Acompanhe as notícias, entrevistas e comentários sobre o programa Rumos no blog http://rumositaucultural.wordpress.com

Contamos com a sua inscrição e boa sorte!

contato: Luiz Pedreira Jr
Itaú Cultural
Comunicação Dirigida
itaucultural@comunicacaodirigida.com.br


Tel 11 3881-1710 ou 11 8405-4664

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Resenha do São João



Cheguei na cidade de Santo Antonio de Jesus-Ba dia 22 e só retornei dia 03 de julho depois de dois dias de adiamento total de 11 dias de férias para meu juízo que andava trabalhando certo demais. Bom! Foi um São João danado de bom e porque não dizer até lindo.

Festa junina regada a muita birita tipo: cerveja, whisky, ice e pouco licor passei mal com um licor de jenipapo as vésperas da viajem que nem quis conta com essa água suja. Comida típica de tudo um pouco até crustáceos, afinal minha prima trabalha-mora em um restaurante de frutos do mar Bar da Carminha e tome caranguejo, lambreta, pitu, camarão, siri e tudo que eu via sair para os clientes, virei ajudante de cozinha (acreditem se quiser) lavava mais os prato e, é claro, sempre com uma garrafa de cerveja do lado acham que eu iria fazer isso de cara? Sou preta mais não nasci para a cozinha, lógico que eu só ia ajudar minha prima para atacar a frízer.

Dia 23 começou a festa só sei que a principal atração foi Zezé di Camargo e Luciano que vi muito rapidamente e com a visão turva de tanta cerveja e ice, fiquei mais lá fora “ajudando” minha prima a vender as bebidas, pois bem, voltando um pouquinho antes de ir à festa peguei um moto táxi (transporte principal da cidade) e acabei me engraçando com o motociclista o papo começou pelos cabelos porque não queria colocar o capacete devido ao auto grau de laker que já tinha preferido no meu black para ficar duro sem mover uma palha e não baixar o cabelo, só me recordo que ele também disse que tinha um black, percebi as trancinhas debaixo do capacete aí chegando no destino ele tirou o capacete e me mostrou seu rosto e seu inicio de rastinha aí me apaixonei viramos Sansão e Dalila o cabra ficou de voltar para tomarmos uma e não é que voltou? Juro que nem esperava aí já viu! Larguei meu posto e tomei rumo com ele e só apareci na casa de minha prima um dia depois.

O nome dele é Jailton, mas apelidado como Nil ou Tio o porquê não perguntei, 25 anos, estatura média, franzino, olhos cor de mel, pele clara mais não o vejo como branco, estado de espírito calmo e de natureza complexa, romântico, charmoso até na voz, simpático, carismático com todos, brincalhão, vivido, homem de caráter e bom de cama, nooooooossa tá bem na fita o cara! Conheci na primeira noite da festa e não desgrudamos mais parecia até que já nós conhecíamos a um tempão, dormimos juntos e no dia seguinte logo pela manhã fomos para a roça com os primos dele e o meu São João doido de sempre começou: muita droga licita e ilícita, animação, palhaçada, forró, pagode, sertanejo, azaração desastrada, mancada, gargalhada, gente caindo de moto e enfiando a cara na cerca de arame farpado, pelo menos a minha queda foi no asfalto e só ralei um pouquinho o braço esquerdo, enfim uma viajem bem legal cheia de contos e encantos nem imaginava que seria tão bom!

De quatro dias de festa só fui dois já não aguento mais tanto pique, estou igual a seleção brasileira morrendo no meio do caminho - que vergonha perder de virada 2x1 para Holanda o suco em questão era de espinafre e não de laranja. Passei um dia na roça do meu primo visitando a parentada, passeando de moto e bebendo muito, é claro! O melhor da roça é ficar no bar à noite dançando forró, comendo carne na brasa e dando risada.

É inacreditável como a paisagem verde e cheiro de capim molhado meche no nosso psiquê, fez tanto redemoinho que desistir de viajar para fazer uma despedida com Nil no meu do mato um fato que marcou, pois nunca fiz. No fim da tarde fomos fazer amor no pasto quando chegamos até parou de chover o orí dele (Odé) nos deu essa façanha, paisagem linda embaixo da mangueira com direito a peruana e licor misturado com energético, até um filhote de gafanhoto posou na minha barriga fiz um pedido estou tão desacreditada que tinha que ser um filhote mesmo para renovar esse sentimento em mim, então que tudo reinasça axé. O pôr do sol encantou esse momento lindo, mágico, no caminho vaga-lumes a quanto tempo não via essas luzinhas que lembrou minha infância no interior quando saia à caçar. Na nossa ultima noite juntos ele me presenteou com um poema:

Qual oito que terce o infinito

Qual preta café incandescente.

Esculpida a esmero, brilha quanto a tala

do capim que descansa nobre à mangueira

que ao encanto do amor testemunhou.

Voa leve infinito absurdo brinda à vida

nua da preta café insaciável.


Jailton A. Santos em 01 de julho de 2010. Poema de mesa de bar


Dormimos mais uma noite juntos em um sitio lá no bairro do Bem fica, muita chuva e lá pelas 16h ele me levou para a casa da minha prima e foi a ultima vez que o vi. No dia seguinte atravessei o mar de volta à Salvador sábado, 03 de julho.

Iria escrever sobre mais coisas mais acho que esse final ficou incrível não vou por mais nenhuma linha.


sexta-feira, 18 de junho de 2010

Pé na estrada

"São joão, são joão acende a fogueira do meu coração"



Vou como sempre para Santo Antonio de Jesus  terra de minha mãe, viajem de São João que faço há 10 anos e é sempre danado de  bommmm quantas já aprontei por lá (quem souber morre)  e este ano há de ser melhor. Irei rever toda a parentada, sair de casa em casa para dá o ar da minha presença e é sempre a mesma ladainha - como vai sua mãe, porque ela não vem aqui? Tomar muito licor, comer amendoim e queijo cunha, dançar forró é claro, me brenhar na roça e sabe-se lá o que me espera será que é o bicho papão??


Bom 2010 tá aqui e me vou pretendendo ter mais um são joão  historico com muita azaração, pinga e diversão e a proposito vou dá uns pega em um primo meu de 3º grau descobrir ano passado que tenho primos negros bonitos, começei mais não terminei. Viva o São João!!!!!!!!! 


terça-feira, 25 de maio de 2010

Saudado nossa mãe!!


Esses versos africanos

choram sim nossa terra

que um dia deixámos

a terra que tanto amamos...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Nosso Rei!!

Somos umbuntu (eu existo porque você existe)




Zumbi dos Palmares, cuja morte, em 20 de novembro de 1695, motiva a celebração, em todo o país, do Dia da Consciência Negra, foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares, o mais conhecido núcleo de resistência negra à escravidão no país.

Segundo cronologia publicada na página da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), órgão ligado à Presidência da República, Palmares surgiu a partir da reunião de negros fugidos da escravidão nos engenhos de açúcar da Zona da Mata nordestina, em torno do ano de 1600. Eles se estabeleceram na Serra da Barriga, onde hoje é o município de União dos Palmares (AL). Ali, devido às condições de díficil acesso, puderam organizar-se em uma comunidade que, estima-se, chegou a reunir mais de 30 mil pessoas

Afirma-se que o quilombo (termo derivado de língua da região de Angola) era chamado pelos portugueses de República dos Palmares, nos documentos da época, e termos como mocambo foram posteriormente utilizados no sentido pejorativo. O quilombo era composto por várias aldeias, de nomes africanos, como Aqualtene, Dombrabanga, Zumbi e Andalaquituche, indígenas, como Subupira, ou Tabocas, e portugueses, como Amaro. A capital era Macacos, termo de origem incerta (pode ser português ou corrutela do banto macoco).

Zumbi nasceu livre, em Palmares, provavelmente em 1655, e, segundo historiadores, seria descendente do povo imbamgala ou jaga, de Angola. Ainda na infância, durante uma das tentativas de destruição do quilombo, ele foi raptado por soldados portugueses e teria sido dado ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo (hoje, em Alagoas), que o batizou de Francisco e ensinou-lhe português e latim. Aos dez anos tornou-o seu coroinha. Com 15 anos, Francisco foge, retorna a Palmares e adota o nome de Zumbi - termo de significado incerto. O nome de Zumbi apareceu pela primeira vez em 1673, em relatos portugueses sobre a expedição chefiada por Jácome Bezerra, que foi desbaratada pelos quilombolas.

Aos 20 anos, Zumbi destacou-se na luta contra os militares e aos 25 anos, torna-se líder do quilombo.

Ao longo da vida, Zumbi teria tido pelo menos cinco filhos. Uma das versões diz que ele teria se casado com uma branca, chamada Maria. Ao longo de seu reinado, Zumbi passou a comandar a resistência aos constantes ataques portugueses.

Em 1692, o bandeirante paulista Domingo Jorge Velho, uma espécie de mercenário da época, comandou um ataque a Palmares e teve suas tropas arrasadas. O quilombo foi sitiado e só capitulou em 6 de fevereiro de 1694, quando os portugueses invadem o principal núcleo de resistência, a Aldeia do Macaco.

Ferido, Zumbi foge. Baleado, ele teria caído de um desfiladeiro, o que deu origem à história de que teira se suicidado para evitar a prisão. Resistiu na mata por mais de um ano, atacando aldeias portuguesas. Em 20 de novembro do ano seguinte, depois de ser traído por um antigo companheiro, Antonio Soares, Zumbi é localizado pelas tropas portuguesas.

Preso, Zumbi é morto, esquartejado, e sua cabeça é levada a Olinda para ser exposta publicamente. Entre outros objetivos, o de acabar com os boatos que corriam entre os negros escravizados do litoral de que o líder quilombola era imortal.

Rumo à liberdade

África


A verdade, hoje em dia, acerca da África, é animadora. Pelo terceiro ano consecutivo, África está na agenda dos G8. O progresso dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio está a ser registado por cada vez mais organismos, para monitorizarem o decorrer do processo e o continente africano está cada vez mais no olhar público em todo o mundo.

Não se pode negar que também se notou o uso excessivo e abuso de poder em países como Angola, Sudão, Guiné Equatorial, Quénia e Nigéria em casos bem documentados por organismos internacionais (realçado na imprensa sensacionalista e espectacularmente omitido na imprensa chula). Nem se pode negar que vários actos de tortura e chacina foram perpetrados neste continente no ano passado. Também é verdade que foram perseguidos jornalistas, foram violados direitos de mulher e foram ignorados direitos humanos em vários países no continente africano entre 2006 e 2007. Todas estas histórias estarão a mais na imprensa sensacionalista e a menos (ou risivelmente ausentes) no tratamento cosmético da imprensa chula.

Porém, há cada vez mais africanos a tomarem as rédeas do destino nas suas mãos, cada vez mais africanos a sentirem a necessidade de voltar ao seu continente e comprometer-se no processo de construir nações, mesmo que isso envolva sacrifícios pessoais.

Já vão longe os dias em que potências coloniais pudessem saquear os recursos da África impunes, longe vão os dias em que órgãos de notícias ocidentais pudessem subornar os africanos a perpetuarem a sua vida, como sanguessugas.

O continente africano começa a respirar, começa a ganhar uma noção de responsabilização colectiva, rumo a uma senda de desenvolvimento em conjunto. Ao contrário de muitas regiões do nosso planeta, na África a noção de colectividade é sentida e não cosmética e é precisamente esta maneira de ser que irá silenciar os críticos da África e relegar à insignificância aqueles que fazem seu jogo ao custo dos africanos (ou dos gestores que foram subornados para sustentar entidades ocidentais, e diga-se desde já que estes gestores são traidores do continente africano e muito fáceis de idenificar).

É que hoje em dia, e felizmente, podemos afirmar que aqueles que fazem jogadas ao custo dos africanos (ou outros) têm os dias contados.

Fonte: Timothy BANCROFT-HINCHEY



PRAVDA.Ru

terça-feira, 18 de maio de 2010

Seja bem vindo ao mundo virtual (Akuê-ô)

Identidade Black


Bom o Identidade Negra da Uol http://www.identidadenegra.zip.net/  teve que chegar ao fim por questões de armazenamento, acabou o espaço da conta, então dei a luz a este blog novinho Identidade Black que trocando em miúdos pode até ser melhor, mas terá o mesmo propósito da celebração da negritude, contestação e é claro ressignificação da cultura do povo negro...O antigo veio ao ar no mês da Consciência Negra e este chega ao mundo virtual no mês em que se "celebra" o fim da escravidão o dito cujo do 13 de Maio, pois bem, já chego fazendo alarde e dando banana para esta data que não representa nada para nós. Vamos ressignificar este mês, afinal também se comemora o dia da África e esse ano a Copa do Mundo é nossa!! Parabéns mãe ÁFRICA!!!!

Quebrem as correntes!!

Muita força (Mbulu nguzo)





Chega de novena, terço e oração... ao invés de reclamar vamos entrar em ação!






O meu 13 de Maio é celerar a acendência africana

13 DE MAIO COM MUITO AXÉ - SALVE OS PRETOS-VELHOS DE ZAMBI! SALVE ANGOLA! SALVE A GUINÉ!




Dia de Preto-Velho



“Nêgo está moiado de suó, mas tá feliz porque Deus o liberto (bis); Ô sinhá, sinhá, segura a chibata num deixa batê, faz uma prece prá nêgo morrê, nêgo num qué mais sofrê (bis)”.


O dia 13 de maio vem celebrar louvação aos Pretos-Velhos que são espíritos de velhos africanos ou descendentes destes que viveram nas senzalas e, como escravos, morreram no tronco ou de velhice.

Pretos-Velhos têm grande importância na preservação da cultura de afrodescendência porque são eles que mantém a herança da tradição oral, da culinária e da medicina rústica aliada ao misticismo - receitando auxílios, remédios e tratamentos caseiros para os males do corpo e da alma. Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".

A despeito de sua idade avançada tiveram, o poder e o segredo de viver longamente, apesar da rudeza do cativeiro demonstrando qualidades insuperáveis para suportar as agruras da vida, conseqüentemente são espíritos guias de elevada sabedoria, trazendo esperança e quietude aos anseios da consulência que os procuram para amenizar suas dores; são mandingueiros poderosos, com seu olhar perscrutador sentados em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda, aspergindo sua água fluidificada, assim demandam contra o baixo astral para aniquilar os perigosos kiumbas.

São os Mestres da sabedoria e da humildade. Através de suas várias experiências, em inúmeras vidas, entenderam que somente o Amor constrói e une a todos, que a matéria nos permite existir e vivenciar fatos e sensações, mas que a mesma não existe por sí só, nós é que a criamos para estas experiências, e que a realidade é o espírito. Com humildade, apesar de imensa sabedoria, nos auxiliam nesta busca, com conselhos e vibrações de amor incondicional. Também são Mestres dos elementos da natureza, a qual utilizam em suas benzeduras.

Abenção (Makoiú). Que começe a magica

Kueta njíndamba (Bater palmas)

Que Oxum me conceda seus encantos...
Agô, rainha Agô!
Ousi (Amém)