Uma mulher da pele Preta, que tem a força de Ogum e os encantos de Oxum. Nascida e criada em Salvador Umbandista e afrocêntrica assumida Protegida pelo Axé da natureza e não mexe comigo, porque não estou sozinha!
segunda-feira, 28 de abril de 2014
sábado, 26 de abril de 2014
Preciso dos teus encantos...
São justas e sinceras demais, o que as prejudica nas amizades, não gostam de serem submissas e hora preferem sair e bagunçar, hora preferem ficar em casa, não costumam gostar das críticas e têm uma intuição de dar inveja e percebem logo se uma pessoa é falsa ou não.
Quando amam, amam de verdade, porém quando não gostam logo de cara, nem adianta. No amor manipulam seus parceiros com carinho e astúcia, porém se o parceiro não faz o que uma filha de Oxum Apará ou Opará quer, ela logo perde interesse e parte pra outro. Apesar de muitas vezes serem magoadas pelas pessoas, as filhas de Oxum Apará ou Opará estão sempre ao lado pra ajudar quando preciso.
Meus amores:
Oxum luta para conquistar o amor de Xangô e quando o consegue é capaz de gastar toda sua riqueza para manter seu amado.
Ela livra seu querido Oxossi do perigo e entrega-lhe riqueza e poder para que se torne Alaketu, o rei da cidade de Ketu. E com este tem um filho o orixá Longun Edé.
Oxum provoca disputa acirrada entre dois irmãos por seu amor: Xangô e Ogum, ambos guerreiros famosos e poderosos, o tipo preferido por ela.
Xangô é seu marido, mas independente disso, se um dos dois irmãos não a trata bem, o outro se sente no direito de intervir e conquistá-la.
Afinal, Oxum quer ser amada e todos sabem que ela deve ser tratada como uma rainha, ou seja, com roupas finas, jóias e boa comida, tudo a seu gosto.
A beleza é o maior trunfo do orixá do amor. Como esposa de Xangô, ao lado de Obá e Oiá, Oxum é a preferida e está sempre atenta para manter-se a mais amada.
Dama da Noite "Mulher de Tirirí" SUBTITULADO
Está aí o porque ando com Exú Tiriri nos pensamentos, sem querer pronuncio o nome dele, por isso ele apareceu nos meus sonhos e está me protegendo!!! É o marido da minha pombagira Dama da Noite e está moça está voltando a andar ao meu lado. Saravá meu homem, saravá minha rainha!!
sexta-feira, 25 de abril de 2014
Não é só Lupita: racismo e padrões de beleza
Com a coroação da jovem atriz Lupita Nyong’o como a mulher mais bonita do mundo (deste ano), pela revistaPeople, o mundo para e se questiona: o que é o belo? onde está a beleza da negritude? e, onde esteve até agora?
A revista em questão é a representação perfeita de mídia tradicional. Veículo norte-americano, líder incontestável em audiência e especializado em noticiar a vida das celebridades e dizer como devemos ser e viver, enfim, embasado na padronização do público e na espetacularização da sociedade.
Lupita é uma mulher negra, nascida na Cidade do México e radicada Queniana, ganhadora de vários prêmios, inclusive o Oscar, por sua atuação no filme 12 anos de Escravidão.
Desde 1990 a People elege a pessoa mais bonita do mundo e, acreditem ou não, até hoje só houve três negros no primeiro lugar do ranking. O que isso quer dizer? Que o mundo está mudando? Que agora as meninas negras vão dizer: Mamãe, eu quero ser igual a Lupita (em vez de alguma celebridade branca qualquer) quando crescer?.
Existe uma cultura que inviabiliza o fortalecimento da autoestima do negro em todo os campos e chama-se racismo. A frase é do baiano Hamilton Oliveira, o Dj Branco, Secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra da Bahia, entidade da sociedade civil que cuida para que a população do estado, em sua maioria negra, esteja acolhida pelos direitos que lhes cabem.
Branco é negro (sim, a frase é essa) e é chamado assim desde a infância por ter a cor da pele mais clara com relação a seus irmãos. Ele acredita que a mudança existe e credita a eleição de Nyong’o à incansável luta do movimento negro pelos tempos, “Hoje temos, em quase todo o mundo, políticas de promoção da igualdade racial que vem reparar as atrocidades cometidas contra os homens e mulheres negras por toda a história. Isso é uma grande consquista”, afirma.
Sabemos que muito foi feito, mas o racismo, que esgueira sem parar pelos cantos, precisa ser enfrentado. A beleza é uma construção social hegemonicamente racista, classista, machista e excludente. Uma pedagogia da estética é bandeira de luta fundamental: negras e negros em sua multiplicidade de formas, corpos, rostos, cabelos considerados belos. Mudar Mais: lutar por um tempo em que não sejam os 50 mais belos do mundo, mas os mais de 100 milhões de negros e negras belos do Brasil.
Se link:
http://www.mudamais.com/daqui-pra-melhor/nao-e-so-lupita-racismo-e-padroes-de-beleza
quinta-feira, 24 de abril de 2014
Palha da costa
Sai de reto tudo que é ruim!!!! |
Palha-da-costa é a fibra de ráfia, conhecida como ìko pelo "povo do santo", extraída de uma palmeira chamada Igí-Ògòrò pelo povo africano. No Brasil, recebe o nome de Jupati, cujo nome científico é Raphia vinifera.
No Candomblé representa a eternidade e transcendência, como prova da imortalidade e reencarnação, utilizado na confecção das roupas dos Orixás, em especial Obaluayê, Omolu. Seu uso é indispensável na iniciação feitura de santo no sentido de proteger a vulnerabilidade dos iniciados.
Outras finalidades:
Esta mesma palha trançada com espessura de um dedo mindinho e
comprimento de um metro, chama-se Ikan, popularmente chamado
de contra-egun pelos leigos e até mesmo pelo povo de santo. Geralmente amarrado nos braços e cintura dos iniciados, com a
finalidade de afastar as energias negativa e espírito malévolo, impedindo a incorporação de egun (espírito de morto).
comprimento de um metro, chama-se Ikan, popularmente chamado
de contra-egun pelos leigos e até mesmo pelo povo de santo. Geralmente amarrado nos braços e cintura dos iniciados, com a
finalidade de afastar as energias negativa e espírito malévolo, impedindo a incorporação de egun (espírito de morto).
"Umbigueira", (recebe este nome quando é amarrado na cintura).
"Mokan", (recebe este nome quando é ornado com búzio da costa), é um colar de palha trançada que é usado no pescoço junto com o delogun e seu comprimento é até o umbigo.
"Contra-egun", (recebe este nome quando é amarrado na dobra da parte inferior da junção entre braço e ombro)
quarta-feira, 23 de abril de 2014
quinta-feira, 17 de abril de 2014
segunda-feira, 14 de abril de 2014
sexta-feira, 11 de abril de 2014
Agora de sobrancelhas novas!!
Eu era assim...
E fiquei assim...
Realizei um sonho de ter sobrancelhas e de olhos fechados porque estava agradecendo!
“Dermopigmentação é um procedimento, que pigmenta a segunda camada da pele, a derme, e assim, define e melhora muito o visual da sobrancelha” . Esse método é utilizado para quem deseja reafirmar suas sobrancelhas, e deixá-las em evidência. ”Geralmente, são mulheres que já estão com falta de pelos na região, com a espessura muito fina ou curta.”
segunda-feira, 7 de abril de 2014
Dia do Jornalista. Laroyê Exú!!
Hoje é dia do Jornalista, então vamos agradar Exú, abridor dos caminhos e patrono da comunicação. Mojubá...
Em especial para Exú Tranca-Rua, Exú do Ouro e Exú Mirim |
Oferenda posta e que tenha sido bem aceita!
E olha o que as runas falaram:
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domingo, 6 de abril de 2014
Declaração no Facebook
Olha a mensagem que me fez acordar hoje as 6:00h da manhã!!
Meu celular disparou notificando esta postagem no meu inbox. E
ele declarou isso na sua página do facebook. Não vou dizer quem
foi que me mandou, mas posso dizer que ele é conhecido na
militância negra da juventude hip-hop. Pronto, já dei informação
demais.Risos
Meu celular disparou notificando esta postagem no meu inbox. E
ele declarou isso na sua página do facebook. Não vou dizer quem
foi que me mandou, mas posso dizer que ele é conhecido na
militância negra da juventude hip-hop. Pronto, já dei informação
demais.Risos
"Tem momentos da vida que a gente não controla
o coração e se apaixona. Eu sou apaixonado por
ela...
Quer saber quem é né? Ela sabe!"
sábado, 5 de abril de 2014
Meu pai Ogum falando
OI… SOU SEU ORIXÁ!
“Eu estou ao seu lado e sou aquele que nunca desacredita dos seus sonhos. Sou eu que as vezes altero seu itinerário, e até atraso seus horários para evitar acidentes ou encontros desagradáveis. Sim, sou eu que falo ao seu ouvido aquelas “inspirações”que você acredita que acabou de ter como “grande ideia”.
Sou eu quem te causa aqueles arrepios quando você se aproxima de lugares ou situações que vão te fazer mal. E sou eu quem chora por você quando você com a sua teimosia insiste em fazer tudo ao contrário só para desafiar o mundo. Quantas noites passei na cabeceira de sua cama velando por sua saúde, cuidando de sua febre e renovando suas energias. Quantos dias eu te segurei para que você não entrasse naquele ônibus, carro e até avião? Quantas ruas escuras eu te guiei em segurança? Não sei, perdi a conta, e isso não importa. O que realmente importa, e o que me deixa triste e preocupado, é quando você assume a postura de vítima do mundo.
Quando você não acredita na sua capacidade de resolver os problemas, quando você aceita as situações como insolúveis Quando você pára de “lutar” e simplesmente reclama de tudo e de todos. Quando você desiste de ser feliz e culpa outra pessoa pela sua infelicidade. Quando você deixa de sorrir e assume que não há motivos para rir, quando o mundo está repleto de coisas maravilhosas. Quando se esquece até de mim, seu Orixá, aquele que Olorum deu a honra de auxiliar nessa missão tão difícil que é viver e progredir.
Já que me deixaram falar diretamente com você, gostaria de te lembrar, que estou ao seu lado sempre, mesmo quando você acredita estar totalmente só e abandonado. Até nesse momento eu estou segurando a sua mão, eu estou consolando seu coração. Eu estou te olhando, e por te amar demais, fico triste com a sua tristeza, mas, como eu sei que você nasceu para brilhar. Eu agradeço a Olorum a oportunidade bendita de te conhecer e cuidar de você, porque você é realmente muito especial."Seu Orixá, que acredita em você!
-Willian D'Omolu
sexta-feira, 4 de abril de 2014
terça-feira, 1 de abril de 2014
Exú Tiriri
Hoje ele apareceu nos meus sonhos, dizendo que iria abrir meus caminhos e nenhum mal iria me atingir, porque iria bater de frente com ele. Nas suas palavras - VAI TER QUE PASSAR POR MIM PRIMEIRO! Me sinto abençoada. E realmente nada é por acaso. E que assim seja...
Exú Tiriri é grande força para despachar trabalhos nas encruzilhadas, matas, rio; Também se apresenta com grandes traços orientais, anda de preto, com um gato preto ou um gato sianês, possui cabelos lisos como de japonês preso como rabo de cavalo, e ele também possui uma capa preta e vermelha, possui também uma bengala ou um bastão na sua mão. Ele vem na Linha de Oxalá.
Tiriri é considerado o "Senhor da vidência" ou aquele que vê mais além, por isto é um dos mais evocados em casos relacionados com adivinhação através de búzios, principalmente no Candomblé.
Seu poder é: sobre a solidão, esperança, planejamento, meditação e saúde.
O Mistério Tiriri é um mistério originado no Trono da esquerda da Lei, trabalhando na vibração de Ogum, portanto sua vibração original é a da vitalização da irradiação da Lei e da Ordem.
Como atuam na esquerda da Lei, atuam também abrindo os caminhos daqueles que são merecedores dessa dádiva.
Quando Tiriri se apresenta é por que a Lei já ordenou o fim de uma ação negativa.
Humildemente me reverencio ao Mistério Exu Tiriri e peço-lhe Sua Benção, Seu Amparo Divino e a Proteção de Todas as Suas Forças.
Bato Paó para todos da Roda de Xirê...
E só agradecer...
Paó um significado simples bater palmas, mas tem uma grande força e vários sentidos, uma maneira de se comunicar dentro da nossa religião espiritual, um rito de interação e respeito aos Nkisis e suas energias. Paó chama à presença, invoca louva, um elemento de asé voltada aos nossos Nkisis.
A sequência e quantidade faz alusão sempre ao movimento de 3 uma sequência de som repetido 3 vezes.
Nos Candomblés antigos, a Muzenza (iniciado), em seu período de recolhimento espiritual para a iniciação não tinha a permissão de falar, e se utilizava do paó para chamar a atenção das pessoas que faziam parte do templo indicando que precisava de algo ou de alguma coisa.
Atualmente esta prática já não é mais tão rigorosa dentro do asé. Hoje a Muzenza tem permissão para conversar com as pessoas que participam dos trabalhos de preparação.
Paó um ato de se aproximar com o Santo, somente utilizado nos Candomblés, quando agradecemos, oferecemos oferendas, depois de rezar, saudamos com paó, todos Nkisis correspondem com paó, em todos os momentos saudamos.
Pessoas não iniciadas, filhos que são iniciados, Tatas/Mametus, Kambondos, Kotas todos referenciam louvores aos Nkisis com paós, também um sinal de pedir benção aos mais velhos e seu próprio Nkisi, despertando suas energias e o evocando, uma maneira de dizer, estou aqui para reverenciá-lo, olhe por mim, um ato de responsabilidade e humildade, não podemos esquecer que nossos Nkisis são puros e nos ensinam a ser humildades como eles.
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