|
Materiais que uso no Ebó da Cebola |
Como muitas pessoas me indagam, venho hoje explicar melhor como se faz um Ebó; Como sempre falo: - Ebó é uma reposição de axé para corrigir uma deficiência de um determinado campo da sua vida, neste caso aqui, no campo afetivo, pedindo a intervenção do Orixá, neste caso, para a Pombagira para resolver problemas e obstáculos.
As Pombagiras são as mais solicitadas para resolver problemas amorosos, Exú é o trasportador da energia, ou seja, do Axé, é a ligação entre o homem e os outros Orixás. E a composição de cada Ebó, depende da sua finalidade:
Um Ebó é composto de diversos elementos que na sua maioria são comestíveis como oferendas com FRUTAS FRESCAS e bem escolhidas, para o caso das Pombagiras FRUTAS VERMELHAS (maçã, ameixa, morango, uva e cereja) BEBIDAS ALCOÓLICAS PREFERÊNCIA DOCE (licor, champanhe, vinho) ÁGUA NATURAL, MEL, AZEITE DE DENDÊ são estes que inclusive compõe o Ebó da Cebola, além de cigarros e rosas vermelhas.
O Ebó também pode conter outros itens representativos que neste caso eu coloco, DINHEIRO (moedas, pois há uma troca de trabalho) BONECOS DE NOIVOS, ALIANÇAS, TRIDENTE (que é o símbolo dos Exús e Pombagiras) VELAS pois dá a luz é necessário para iluminar os caminhos e permitir que a pombagira chegue até você, além que acender vela é necessário para um trabalho bem aceito, INCENSO que costumo usar o aroma da própria flor Dama da Noite é este aroma que sentimos quando esta Pombagira chega em terra, a CEBOLA que representa a cabeça de quem se quer magiar (esta parte da feitura eu nunca mostro, pois é aqui que esta um segredo só meu que não compartilho com ninguém) e os CORAÇÕES DE GALINHA que representa os corações do casal, onde é colocado dentro o nome deles com mel para adoçar e costurados para unir estes corações.
O Ebó é assim, uma OFERTA RITUAL que fazemos para intermediar com as divindades para obter ajuda. O RITUAL em si vai além do simples ato de ofertar, há toda uma preparação que faço no dia da feitura até mesmo no momento do processo e isso é FUNDAMENTAL para obter a ligação respeitosa entre o homem e o divino.
Logo pela manhã assim que acordo acendo uma vela para o Orixá do dia pedindo a permissão dele para fazer os trabalhos, como sabem sempre faço o Ebó nas terças, quartas ou quintas-feira. Tenho datas estabelecidas, pois tenho uma vida paralela a esta parte espiritual.
Ao fazer um Trabalho/Ebó, além da Fé você deve:
É necessário tomar banho com ervas para descarrego, é preciso eliminar a carga ruim que possa estar desequilibrando sua vida, onde irá renovar suas energias e deixar seu corpo limpo, os rituais litúrgicos conectam o mundo físico ao mundo espiritual de forma a trazer harmonia, equilíbrio e tranquilidade para o nosso dia a dia, o nosso espírito precisa estar sereno, este é um forte motivo que muitos Ebós não são alcançados porque se a pessoa estiver com a mente atribulada impede que a Pombagira se conecte com a sua energia e assim ela não faz a gira, no Ebó da Cebola eu indico o BANHO DE ARRUDA, esta é a erva de Exú e é a melhor para descarrego, as ervas são o sangue verde das folhas a essência viva da natureza.
Também faço na minha casa no dia do Ebó a defumação para limpeza do ambiente e todo objeto que uso para ofertar a Pombagira (pratos e taças) lavo com folhinhas de alecrim para remover a energia que possa ter ficado de outro trabalho, estes processos sempre são acompanhados de pontos cantados específicos.
Na FEITURA começo pedindo Agô (licença) para o anjo da guarda dos magiados, pedindo a permissão deles, pois é preciso que eles deem passagem para aproximação da Pombagira para que ela possa trabalhar na cabeça deles dando inspirações para procurar a pessoa, para reatar ou firmar o relacionamento ESTA É UMA PARTE MUITO IMPORTANTE.
No começo da feitura, é preciso pedir Agô e pedir a Benção MOTUMBÁ AXÉ e a saldação do Orixá, neste caso, da Pombagira, LAROYÊ DAMA DA NOITE É MOJUBÁ ou como chamamos bater cabeça no chão, é uma forma de reverenciar a divindade, mostrando respeito e humildade. Porque nada adianta fazer simpatia, acender vela, ofertar algo e falar palavras prontas e repetitivas se não ter CRENÇA E RESPEITO, ORIXÁ NÃO É MARIONETE é preciso que seu pedido seja feito também com suas palavras, palavras vindas do coração porque são estas palavras que chegam de forma mais atenta as entidades. É você se despir e desabafar os seus problemas suplicando ajuda para a resolução.
O saber é um dever de todo o segredo do sucesso, é a diferença nas características de cada Ebó! É preciso saber o que está fazendo, é preciso saber e respeitar o PRECEITO. Não adianta só fazer, o segredo estar na forma que se faz, as palavras corretas ditas, o movimento, como por exemplo, NÃO dá as costas para a oferenda até mesmo para uma vela que se acende. É preciso que esteja com roupas brancas, ou claras, pois o branco representa o renascimento e a continuidade.
A abstinência principalmente de práticas sexuais, neste Ebó, tem um prazo de 03 dias após feito e isso é uma regra que tem que ser seguida, tanto para mim que faço ou para o solicitante.
Todo ebó tem que ter objetivo e propósitos reais e sinceros. Faça com bastante Força, Fé, Pensamentos limpos, Coração aberto, Concentração e Respeito. Quando sentimos arrepios, tonturas ou choramos de emoção é um bom sinal, significa que a Pombagira esta perto e está te ouvindo.
Peça com amor e tenha paciência para esperar. As Pombagiras precisam de tempo para "correr a gira" e lhe ajudar, caso você tenha merecimento, é claro!
E sempre que tiver o seu desejo realizado, lembre-se de agradecer, dessa forma, um universo de boas energias passará a “conspirar” por si. Exú é o orixá que entende como ninguém o princípio da reciprocidade, e, se agradado como se deve, saberá retribuir; quando agradecido pela sua retribuição, torna-se amigo e fiel escudeiro.
E lembre-se Orixá trabalha junto com você e não sozinho!
Email para contato:
Faça esta simpatia de Ogum em uma terça-feira. Corte um abacate e tire o caroço. Pegue azeite de dendê e passe nas partes internar do fruto e coloque em cima de um prato branco. Em seguida, acenda uma vela de cor azul no prato e diga: