Sou negra como à noite!

sábado, 30 de agosto de 2014

Ela me respondeu que eu tivesse paciência de esperar...


Muitas me perguntam se fazer ebó tem garantia que dará resultado, então também quero a sua nota fiscal Yamenjá, porque meu pedido e foi apenas único já tem 14 anos que supliquei bem no seu dia 02 de fevereiro neste mesmo lugar que me encontro na foto e até agora NADA! Mas mesmo assim muita Luz para a senhora e que possa ainda se lembrar de mim rainha do mar, pois a minha parte durante 7 anos foi feita e espero que reconheça isso.  Odoya!!!!!!  


Eu e minha sobrinha Ewà tentando nos vê no abebê de Yemanjá



terça-feira, 26 de agosto de 2014

O ebó está com tudo novo


Acabo de chegar da feira de São Joaquim, estas são algumas das minhas mais novas aquisições para ofertar a minha Dama da Noite hoje no ebó para as minhas florzinhas, que ganhou novos ingredientes e nova forma de proceder, pois o seu pedido minha Dama é uma ORDEM

O que é um Adjá?

O sino serve para chamar as entidades para que venham nos encontrar naquele local que foi chamado, quando estamos entregando uma oferenda temos que bater o sino para que o orixá venha receber sua oferenda.


Porque acender velas no candomblé e umbanda?

Acendemos velas para iluminar os orixás e para trazer paz e afastar todas energias negativas que tem dentro do local. Quando estamos fazendo algum trabalho sempre acendemos velas para simbolizar luz e ser uma oferenda para um trabalho bem aceito...

sábado, 23 de agosto de 2014

II Marcha Nacional Contra o Genocídio do Povo Negro - Salvador

REAJA ou será morto, REAJA ou será morta!!! 



Se tem revindicação em prol da população negra meu namorado está no meio, esse menino é meu orgulho!!

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Queria poder revê-la

Está Yalorixá ensinou o meu pai a dançar, foi amiga da minha avó, frequentavam os mesmos terreiros de candomblé lá pela década de 60 

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Folha de Xangô, pra chamar dinheiro...

Está é a planta do dinheiro Akokò, planta de Xangô sempre ando com esta folha na carteira, experimente!

Há alguns anos atrás o caboclo chamado Pena Branca (que amo) me ensinou uma mandinga para desenrolar a minha vida, trazendo prosperidade e abertura de caminho, usando está planta. Adupé Seu Moço

Leitura obrigatória

Estudo clássico sobre as religiões afrobrasileiras publicado originalmente em 1958, constitui leitura obrigatória para iniciantes e, para os especialistas, uma oportunidade de reencontro com a análise do sociólogo francês Roger Bastide. Tradução impecável de Maria Isaura Pereira de Queiroz. Texto introdutório de Fernando Henrique Cardoso. Edição Companhia das Letras.


terça-feira, 19 de agosto de 2014

O que é Racialismo?

Entendo Identidade Étnica como ideia de sentimento de pertencimento a um grupo, o qual se une em torno de uma série de representações o racialismos se apresenta como forma de ressignificação.   

Ser racialista não é ser racista, é apenas uma forma afrocêntrica e não discriminatória de ser. É evocar o carisma da raça negra de forma positiva na qual se esbarra nos conceitos do teórico Jamaico Stuart Hall. 

O racialismo é um trabalho sobretudo de valorização da cultura étnica negra por meio da construção positiva da imagem do negro, levantando assim, a sua auto-estima, fazendo o negro valorizar a cor da sua pele, seu cabelo, suas feições. Desmistificando esteriótipos que mantém o preconceito racial, assim descobrindo forma de combater o racismo. Também podendo ser entendido como uma possibilidade de integração racial, ascensão social e conquista de direitos para a população negra. 


P.S: Quem se apropriar deste conceito da forma que aqui estar escrito, peço por favor que dê meu crédito autoral, faça as devidas citações! Adupé (obrigada)



sábado, 16 de agosto de 2014

Hoje é dia de Obaluaê. Atotô!!

Lindão, lindão, lindão. Te amo meu avozinho...

Atotô, palavra Iorubá que significa Silêncio
É eu e você dia 25, pode me esperar! E nada pedir, só agradecer...

Vestido com palha da costa e com contas nas cores vermelha, preta e branca,Omolú dança o opanijé, dança ritual marcada pelo ritmo lento com pausas, enquanto segura em suas mãos o xaxará, instrumento ritual também feito de palha-da-costa e recoberto de búzios. Em alguns momentos da dança, Omolú espanta os eguns, (espíritos dos mortos) e afasta as doenças, com movimentos rituais.

Doburu é a comida ritual mais apreciada pelos orixás Obaluaiê e Omolú. É o milho de pipoca estourado em uma panela, em alguns lugares com óleo, em outros com areia. Nesse último caso, é preciso peneirar a areia dessa pipoca depois de pronta. Ao final, a pipoca é colocada em um alguidar (prato de barro) e enfeitada com pedacinhos de côco. (Deixe comigo que irei fazer bem gostoso para o senhor)

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Patecori para todos os Oguns!!

Que sua luz me ilumine sempre meu pai Ogum 

Exibindo 20140805_095539(1).jpg
Quando você lembrar de agradecer ao invés de só pedir, tudo começará a fluir...

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O banho pra hoje, está pronto!

Está pensando o quê? Também tomo banho para atrair o amor quando faço os ebós, meu namorado fica doido com meu cheiro. Risos

Exibindo 20140811_190313(1).jpg
Que ervas e ingredientes tem nesse banho, que me faz ficar irradiada? Segredo!! Algumas florzinhas já sabem...

sábado, 9 de agosto de 2014

A Lua Cheia já Chegou!!

"Deu meia noite e o galo canta a Pombagira que chega agora, ela é a Dama da Noite, moça bonita que veio me vê, vestindo preto com rosas vermelhas, trás sua força para me valer, você é uma moça linda, ô moça linda eu quero te vê" 

(Toda vez que eu canto essa música para chamar ela na hora que estou fazendo os ebós eu me arrepio toda e fico logo tonta e me imunda uma sensação de felicidade muito grande, a senhora é meu caminho, minha luz, minha vida...) 


E ela já está me esperando lá na encruzilhada e lá na porta do cemitério e que minhas florzinhas tenham seus pedidos atendidos...seja misericordiosa com elas minha Dama 

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Epa Babá!!

Já acendi sua LUZ e peço LUZ e PAZ na minha vida...

Esclarecimentos:

O que é um Ebó?

São rituais que visam corrigir várias deficiências na vida de um ser humano (saúde, amor, prosperidade, trabalho profissional, equilíbrio, harmonia familiar, etc.) A composição de cada Ebó depende da sua finalidade, e os seus componentes vão desde bebidas a frutas, folhas, velas, adornos, alimentos secos, mel, azeite de dendê (óleo de palma), louças, artefactos de barro ou ágata., etc..
O que é uma Oferenda?

Chamamos oferendas aos rituais compostos de frutas, alimentos, carnes, bebidas, flores, louças e adereços que servem para oferecer aos Orixás, como uma súplica para se alcançar uma graça, bem como para homenagear e cultuar um Orixá, de forma a fortalecer o nosso vínculo com o mesmo.
Conselhos: Ao fazer um Trabalho/Ebó, além da fé você deve:
1. Só utilizar material novo.
2. Nunca substituir um material por outro.
3. Usar somente o que a receita pede.
4. Ao fazer o trabalho, mantenha o pensamento firme no que você realmente deseja.
Atenção: Nunca faça um Trabalho/Ebó para desejar o mal de alguém, pois um pensamento negativo atrai para si essa má vibração. E, sempre que tiver o seu desejo realizado, lembre-se de agradecer, dessa forma, um universo de boas energias passará a “conspirar” por si.


terça-feira, 5 de agosto de 2014

Porque comigo, ninguém pode!!

O dia de hoje começa cedo, preparativos para fazer o ebó logo a noite e hoje sempre rego com água as minhas plantas de comigo ninguém pode, planto mais mudas, coloco adubo, escolho qual vaso será usado, olho as que já estão dando brotinho em cima (dos que já fiz) e assim começa meu dia.... Já saudei e pedir a permissão a meu pai Ogum e que tudo se torne possível... Axé!!!

Quem faz o ebó sabe para quê está planta serve

domingo, 3 de agosto de 2014

Hoje tem Axé nessa Feijoada!

Hoje a nata afro da sociedade baiana estará neste evento e lógico que eu e meu namorado também... 
Foto: Amanhã o dia promete. FEIJHOADA DE MINHA TIA LINDA NEGRA JHÔ E AINDA TEM ENSAIO DO OLODUM. Vamos ou Bora?
"Varias queixas"

A dançarina, cabeleireira, empresária e estilista, Negra Jhôconhecida nacional e internacionalmente, por conta da sua atividade na comunidade afro-brasileira, está se dedicando aos preparativos daV Feijhoadada Negra Jhô, que acontece no próximo dia 03 de agosto, a partir das 13 horas, na praça Tereza Batista. As camisas, já a venda, podem ser adquiridas por R$ 40,00 no tradicional salão localizado no Pelourinho. O evento que hoje se consolida pela sua quinta edição, nasceu do desejo de Negra Jhô de realizar um evento que pudesse reunir a comunidade do Pelourinho e da Bahia.

Ao longo das quatro edições da “Feijhoada da Negra Jhô”, nomes como Vovô do Ilê, os cineastas  Max Gaggino e Renata Rocha,  os apresentadores Rita Batista e Paulo Brandão, os atores globais  Natália Lage,Tânia Tôko e Fabricio Belsof, as empresárias Jaqueline Miguez e Wilna Carneiro, já prestigiaram a famosa Feijhoada da afro hairdresser das celebridades.

Festival Cultural Negra Jhô
“A Feijhôada se transformou em um festival cultural, com direito à dança, desfile de estética afro e apresentações musico-culturais com a Banda Dida, Olodum, Afro Jhow  e os grupos de Samba: Bambeia, Catadinho do Samba, Igbonam Rocha, Sangue Brasileiro e outros. Todas às atrações citadas tiveram a oportunidade ao longo desses quatro anos, de abrilhantar o evento mais belo da Bahia, reunindo amplitude das manifestações culturais”, observa Negra Jhô e acrescenta, a população baiana e pessoas de todos os lugares de Salvador vão ter a oportunidade de se divertir com o que é mais popular em nossa cidade, num ponto de disseminação e convergência cultural como é o  Centro Histórico de Salvador, finaliza. 

Se link:   http://www.irdeb.ba.gov.br/evolucaohiphop/?p=8788


Fotos da festa


Com Negra Jhô uma Yalodê

Com Vovô do Ilê, ele é responsável por eu ser quem sou 

sábado, 2 de agosto de 2014

É hoje

E eu vou!!! Daqui a pouco chego neste samba; negra, black e linda. Prazer, sou eu!

Vou sambar até os pés doerem...


Esse foi meu look. O bom foi no final!Risos


sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Atotô!!!

Chegou o mês de agosto, chegou o mês do meu bom velhinho, ele me ama, ele me ama, eu sei! Sempre me dá revelações e bons momentos neste mês. Junto com a minha Iansã Balê conduz os Eguns (espíritos desencarnados) ele deu este poder a ela. 

Lembro da minha avó que sempre quando falava o nome de Obaluaê, ela pedia a benção tocando no chão e dizia - Este é um orixá muito vivo, cuidado com ele, ele é perigoso, muito respeito!!

ATOTÔ!!!!!
Muito banho de abadô (pipoca) pra limpar a alma e o corpo. E simbora pra festa de Olumbajé porque tem fartura e a comida é gostosa demais!!!

Motumbá Axé!

Te dou a minha oração para o Senhor que se veste de palha, anda na terra e na terra tem sua força, levanta e julga os doentes, acalenta os desesperados, conduz a gloria aqueles que foram absorvidos por Olorum, velho sábio.    

Peço sempre contar com a sua proteção. Senhor Obaluaê, pai da cura e da transformação perdoe nossos erros e transforme os nossos caminhos que inimigos não nos maltrate e doenças não se aproximem, cure as dores de nossos corpos e de nossas almas, e principalmente cure as dores do mundo, Atotô Obaluaê!!!   
E ofertarei toda segunda durante este mês de agosto uma vela, muita LUZ.