Sou negra como à noite!

quinta-feira, 27 de março de 2014

Eu fiz isso hoje, tudo muito rosa...





Uma vela bem acessa, um joelho sofrido no chão, 

cabeça baixa e fé em excesso, faz qualquer dor 

sanar e qualquer mal acabar!

terça-feira, 25 de março de 2014

Feitiço para prosperidade

Ritual da prosperidade para Oxum ou Iemanjá




Se você está sentindo sua vida presa, como se nada andasse para frente, ou ainda pior, como se de repente tudo começasse á desmoronar sobre sua cabeça, este ritual vem bem á calhar. Bastante simples de ser feito, tem um efeito quase imediato. A única exigência é que ele deverá ser feito na beira de um rio (Oxum) ou na beira do mar (Iemanjá) lagoas não servem.


Você vai precisar de: um pouco de milho branco cozido, um vidro de essência de alfazema, 21 moedas correntes, três rosas brancas e um espelho. Caso o ritual seja para outras pessoas além de você, (somente pessoas da mesma família), escreva os nomes de todos num papel e coloque junto ao seu corpo (dentro do sutiã por exemplo).

Quando chegar na beira do rio/mar, vá pegando cada item e passando por todo seu corpo, da cabeça aos pés. Depois que passar, jogue no rio/mar. Quando terminar de jogar tudo, banhe-se no rio/mar e troque de roupa. Deixe a roupa que você chegou lá. Jogue-a também no rio/mar.

No dia que fizer isso, não beba nada alcoólico e não mantenha relações sexuais. Verá que a sua vida financeira vai começar á desenrolar. Este ritual poderá ser feito quantas vezes você quiser. E não se esqueça de saudar as Deusas. Tenha um bom axé!!

segunda-feira, 24 de março de 2014

Cheguei aos 30

 
 
 
Pronto, Trintei!! Passei alguns anos desapontada com os rumos da minha vida e achei que quando fizesse este momento numérico, tudo já estaria perdido, sem jeito, acabado...
 
E agora sinceramente, eu sinto o inverso... Sinto que as coisas estão apenas começando, se ajeitando, pegando forma, se definindo... Todos falam que a mulher começa a viver aos 30, será que isso é tese de doutorado? Será que é algo já definido como uma teoria? Pelo sim ou pelo não, sinto coisas me rondando, acho que os 3.0 promete, acho que vai ser porreta...
 
Muitas pessoas quando estão fazendo esta idade, falam das suas vivências, das estradas já percorridas, das vidas já vividas, tentam fazer um breve resumo dá caminhada até aqui. Isso não irei fazer, de jeito nenhum! Pra quê? Se este blog já fala isso tudo!
 
Nesses últimos meses pré-trinta anos, resolvi dar um basta no medo e fui percebendo que na verdade essa coisa de impor que aos trinta anos você começa a ficar velho, que não há espaço para fantasias e sonhos é realmente uma grande besteira que inventaram por aí. Ao contrário, dá mais vontade de fazer de tudo e mais um pouco, arriscar, chutar o pau da barraca, afinal já gastei muito tempo com nada e já não terei tanto tempo assim pra perder... Me sinto até com mais vontade e coragem de realizar novos sonhos, novos desafios, continuar curtindo a vida, apesar de ter dado uma grande parada nas curtições e quero nesse sentido VOLTAR a me divertir. 
 
Meus 30 anos me trouxeram uma certa independência financeira, juntando isso a minha liberdade no trabalho e sendo solteira, sem filhos faz com que de uma hora para outra eu decida pegar um avião ir para o sul do país tentar a vida lá, talvez seja fugindo de um tempo mórbido que deixei alí atrás e principalmente fugir deste clima quente de Salvador que odeio!! 
 
Quero sair da casa dos meus pais logo, rebolar para pagar as contas de casa; pagar aluguel, luz, água, GVT, cartão, comida, bebidaaaaaasss…. ui! Mas é o que quero uai! Não quero caminhar, quero correr e pra bem looooooonge de tudo que conheço e já sentir, fazer caminhos inversos...
 
Quero escalar montanhas, pular de asa-delta, viajar com mochila nas costas, esquiar, mergulhar com tubarões... Fazer muita coisa que nunca imaginei fazer... Quero me desapegar das frustações, traçar novos rumos, fazer novos planos... Quero colocar mais adrenalina na minha vida, fazer meu coração bombear mais sangue para as minhas veias.
 
Quero pegar um caminho e correr sem olhar para trás e se de repente descobrir que os trilhos acabaram, irei parar, respirar, tomar fôlego novamente e pegar outro caminho, voltando a correr pra sei lá onde... Mas não se preocupem, só porque estou nesta audácia toda, não significa que serei inconsequente. Estou tipo capoeira de angola, gingando pra lá e pra cá, mas com os pés sempre no chão.
 
Realmente Sandy acertou em cheio quando fez a música. É como me sinto: “sou jovem pra ser velha e velha pra ser jovem…”
 
Olá, a mulher Balzaquiana chegou...
 

sexta-feira, 21 de março de 2014

21 de março - Dia internacional contra a discriminação racial




"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" (Convenção Internacional para a Eliminação de todas as Normas de Discriminação Racial da ONU Art. 1.)

A Organização das Nações Unidas - ONU - instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial em memória do Massacre de Shaperville. Em 21 de março de 1960, 20.000 negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. Isso aconteceu na cidade de Joanesburgo, na África do Sul. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão e o saldo da violência foram 69 mortos e 186 feridos.

O dia 21 de março marca ainda outras conquistas da população negra no mundo: a independência da Etiópia, em 1975, e da Namíbia, em 1990, ambos os países africanos.

Vale destacar três personalidades (dentre outras) que dedicaram suas vidas à luta pelos direitos civis e pelo fim da discriminação racial:

Martin Luther King - Malcolm X ou El-Hajj Malik El-Shabazz - Nelson Mandela

Atento às estatísticas que sempre apresentam uma realidade desfavorável para negros na colocação no mercado de trabalho, o governo federal vem desenvolvendo um trabalho de conscientização da população para o problema da discriminação racial no emprego e na profissão. Uma das ações foi a criação do Programa de Combate à Discriminação no Trabalho e na Profissão, desenvolvido pelo Ministério do Trabalho em 1995. No ano seguinte, contou com a parceria da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério da Justiça.

quarta-feira, 19 de março de 2014

O Português e as línguas africanas

A língua mais falada no Candomblé no Brasil é o Iorubá. Exemplos de palavras da língua falada no Brasil são fé, acarajé, jabá (carne-seca) e axé. Mas há mais palavras de origem Bantu em português, como cafuné, dengo, calango, macaco, canjica, samba, inhaca, jiló, ginga, moleque, xodó, zangado, zum-zum. Isso porque na época da colonização os grupos bantu eram mais numerosos no Brasil.
Nina Rodrigues, a primeira a estudar as línguas e dialetos africanos no Brasil, afirma que "as línguas africanas faladas no Brasil sofreram grandes alterações, já com a aprendizagem do português por parte dos escravos, já com a língua africana adotada como língua geral pelos negros escravos.
Bantu é um conjunto de mais de 400 idiomas pertencentes a família de línguas Niger-Congo. São falados idiomas Bantu em todos os países da África ao sul do Saara. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas falem os idiomas Bantu.
O contato entre a língua portuguesa e as línguas africanas no Brasil não chegou a produzir uma língua crioula estável (como ocorreu nas Guianas e no Caribe, onde a língua crioula é oficial), mas promoveu uma série de mudanças nas variedades de língua portuguesa faladas no país, sobretudo nas camadas populares .

segunda-feira, 17 de março de 2014

Disse tudo...

Faço o caminho inverso. Não quero postagens no facebook, nem descortinar minha intimidade para desconhecidos amistosos. Minha intimidade são as minhas palavras, minha sina de menina. Não quero falar da minha vida e nem saber o que alguém está pensando agora, neste exato momento. Se foi ao cinema com o amante. ou se matou a própria tia. Não quero curtidas em tragédias pessoais, nem saber o menu do almoço. Melhor sumir, e esquecer as plataformas surreais. Faço o caminho inverso. Um caminho ulterior, uteriano, desconcertante e hermenêutico. Um caminho sem volta.

Retirado do Diário da Fafi

Está chegando a hora!


sexta-feira, 14 de março de 2014

Mais um seguidor... Mas um irmão...

Olhando hoje meu blog, percebi que temos mais um seguidor, mais uma pessoa que veio, viu, gostou e ficou. Receba as minhas boas vindas Antônio Manuel e gostei do sua descrição no perfil. Um grande abraço cheio de axé... 

Eu preciso e mereço...


quinta-feira, 13 de março de 2014

As filhas de Oxum por si só, já são um encanto...

Sonhei me banhando nas águas da minha mãe Oxum e estava com um casal de conhecidos que se conheceram bem no seu dia de homenagem (8/12) e vivem um amor lindo de se vê, o que isso quer dizer? Será que está vindo alguém?? (Suspeita confirmada, ao cair a noite ele apareceu)

 

Xô Quizila!

Acabo de acordar e quero colocar um lixo pra fora, então, é melhor chamar pra fazer isso quem sabe fazer e cantando uma música que aprendi ontem, vou tirando da forma que entrou:


E vai embora Exú e leva todos os catimbó
E leva tudo no caminho e leva tudo amarradinho...
 
 
Xô baixo-astral e não mexe comigo não porque eu não estou sozinha!