Sou negra como à noite!

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Chamada da amarração amorosa para a Lua Cheia



Adupé Iansã Balê por me dá permissão sempre e me proteger neste trabalho na porta do cemitério. Dia 04 e 08 é dia das minhas Iabás e ofertarei oferendas em agradecimentos que é mais que minha obrigação como filha. Adupé, Elessé... Eparrê Oya!!!!! Ora Yêyêo Oxum!!

Pois bem, aproveitando esta energia e força desta semana  ÚNICA, CHEIA DE AXÉ, DE MUITA FÉ E DEVOÇÃO quem é filha de OXUM APARÁ sabe do que estou falando, afinal é a semana que tem festejos para o dia de Iansã (04/12) Oxum (08/12) lindas...lindas...Que nos dias  06, 07, 09, 10, 11 e 13/12 estarei fazendo o último trabalho do ano de amarração amorosa na Porta do Cemitério e este encanto há de ser magico sei que vou chorar muuuuuito e bater muita cabeça no chão em agradecimento, dias surpreendentes a caminho depois volto pra contar tudo.

Quem quiser pegar este Axé forte desta semana única e solicitar o trabalho na porta do cemitério é só me enviar email: jornalista.suzanatavares@gmail.com 

Que a força destas Yabás esteja com você. ÍSEGUM

Que Iansã e Oxum te dê Axé

terça-feira, 25 de novembro de 2014

E que aconteça a magia!

E hoje começa mais um ciclo de luas é que esta Lua Nova também traga alegria para as flores do meu jardim e magnetize seus amores perdidos e que tudo se renove e intensifique... 

A magica já está acontecendo...Saravá Dama da Noite e as Pombagiras responsáveis por estes homens e mulheres que me procuram. É Mojubá Axé!!


Que os corações dos amados peguem fogo. Amarrados dos pés a cabeça...

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Vidas distantes e Paixão eterna

Gennnnnnteeeeeee olha só o declaração que acabei de receber no whatsAp!! E advinha quem me mandou??? Meu ex amor perdido, o tal primeiro que fiz o ebó da cebola que já perdura há 6 anos, este foi bem caprichado porque fiz por vingança, só queria minha auto estima de volta, sofri muito e sofri calada me desdenhou! Mas só me fez ficar forte, aprendi a fazer curativos, sobrevivi e acredite sempre soube que a nossa ligação era e é forte, inescapável as vezes consigo ouvi o seu chamando...

Confesso que ainda tenho umas quedas por ele ainda guardo um certo sentimento, as vezes me pego pensando como ele está ou com quem está? Mas me faço de rocha NUNCA vou ceder!! Eu te dei todo o amor que eu pudia, te dei cartaz e você não se importou! IMPERDOÁVEL o estrago que fez na minha vida.  Agora chora meu bem porque suas lágrimas lavam a minha alma e só me fazem bem...

Ele no zap:

Filhota independente de qualquer coisa você foi e sempre será especial pra mim ! Juro por DEUS.

Sério por tudo que é mais sagrado !

Cabeça confusa, decisão errada, não tive tempo de desfazer o erro . A família já não me queria lá e etc. Você era minha princesa tudo que eu via queria te dar e se pudesse daria o mundo. Mais fazer o que é coisa da vida . Talvez Deus fez acontecer porque não te merecia .

Vou desistir

Foi só um desabafo

Vida que segue

E eu só fiz responder:

Sabias palavras - Você realmente não me mereceu!



sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Sabonete de Arruda

Problema resolvido!!


Para aquelas florzinhas que tem dificuldade em achar folha de arruda na sua cidade e creio que este banho é indispensável para que o Axé corra bem, pois o recomendo a todos antes ser feito o ebó para afastar cargas negativas e deixar seu corpo limpo para que a Pombagira possa chegar até você sem interferências de negatividade.

Quem quiser eu posso enviar este sabonete via sedex só vou solicitar mesmo o preço do sabão que pego por R$10 (dez reais) na feira de São Joaquim e a tarifa do envio pelos correios. Quem se interessar é só solicitar: jornalista.suzanatavares@gmail.com e quem quiser outra coisa também posso enviar.   

Quer conhecer a história da nossa famosa feira em Salvador? Se linka:

Quer vê mais? Veja fotos da nossa feira, se linka:

Dia de Feira

Aproveito a lua minguante que cessam os trabalhos para ir a feira de São Joaquim comprar os matérias do ebó; comprei mel, azeite, alianças, incensário porque o meu já estava pedindo aposentadoria, defumador, sabonetes de ervas, velas, cigarrilhas, selva de alfazema em perfume ótimo para banho, aguidar e pratos de barro. Fora os que deixei encomendado para pegar na terça dia do ebó. 

Aqui estão algumas das minhas aquisições e na terça tem mais...

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Zumbi Vive!!!!

A sua luta e seus ideais guerreiro estão em mim


Em Kimbundu

Inguzu mpala u atu mbund tuala a buene kahama Afrika mumo a muxima


Em Português

Poder para o povo negro somos do mesmo berço África no coração


quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Somos assim: juntos e ligados



Como tudo que vêm da África, o sentido tem consistência, significado e significância. A África é o continente - mãe no que diz respeito a tradições, a espírito comunitário e valores humanos agregadores. Ubuntu significa aproximadamente "eu existo porque você existe" e não tem uma tradução exata para seu significado em inglês ou mesmo em portuguê.Temos muito que aprender com a África.

domingo, 16 de novembro de 2014

Consciência Brasil

                                                     * Por Suzana Tavares

Durante a escravidão foram muitas as perseguições e maus tratos que os negros foram obrigados a passar. Um sofrimento que multiplicou os problemas de um povo.

Os negros foram trazidos acorrentados numa árdua e longa travessia que com suas lágrimas ajudaram a manter o oceano. Eram navios negreiros que trouxeram a cultura e traços da África. O Brasil foi uns dos países que adotou a escravidão, ou melhor, uma vergonha e covardia.

O martírio levou uns ao suicídio, outros a fuga e muitos a rebelação contra um sistema escravista e racista implantado pelos colonizadores. Organizando o Quilombo dos Palmares como uma demonstração de resistência cultural uma experiência libertária que durou quase 100 anos, liderado pelo guerreiro Zumbi que lutou até a morte para defender a soberania do Quilombo dos Palmares com seus ideais de igualdade, liberdade e justiça.

O dia 20 de novembro não é a comemoração da morte de Zumbi e sim um dia de orgulho e rebeldia negra e que não deve ficar restrito a um único dia, pois todos os dias são de conscientização da identidade étnica negra. O dia 20 de novembro fica registrado a lembrança da morte física de um herói negro, símbolo da resistência, pois a luta de Zumbi que ainda hoje não acabou está presente em cada negro.

Os dados atuais da situação do povo negro comprovam a atualidade da discussão sobre as desigualdades raciais e o absurdo que foi o processo abolicionista, que não reparou ou compensou o povo negro, descendente direto dos ex-escravos. 

Junto com o dia da Consciência Negra deveria ser o dia do perdão, pois foram o povo mais humilhado de toda a história contemporânea em que até hoje sentem a dor dos chicotes embutidos na discriminação racial, só sabe quem é negro quem o é! 

"Aboliram" a escravidão mais não integraram o negro na sociedade continuaram sendo exclusos com sua liberdade apenas no papel. Quem não vivenciou a escravidão ainda hoje sente na pele o preconceito e discriminação racial.

Precisamos de movimentos, manifestos e eventos de conscientização da auto-afirmação da identidade negra, onde assumir a cor é uma questão de educação e visão histórica, que infelizmente muitos negros ainda não se conhecem.

Precisamos lutar para romper as teias discriminatórias, preconceituosas e racistas, onde a desunião pode provocar o enfraquecimento dessa luta. Queremos redimensionar as concepções de políticas públicas, dando um passo rumo a uma mudança que se mostra inadiável. É por isso que os grupos negros organizados repudiam o 13 de maio como data comemorativa da "abolição da escravatura". Para nós o significativo é o dia 20 de novembro Dia Nacional da Consciência Negra quando é lembrada a morte do líder negro Zumbi. 

O negro deve valorizar sua cultura e rejeitar o conceito que nos mantém como minoria, e cada qual se fazer representante desta identidade, colocando este movimento ativo, perpetuando a coragem, a força e o heroísmo de tantos negros que lutaram para manter viva esta história.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Fechando o ciclo de luas

E hoje encerro os trabalhos da Lua Cheia na Porta do Cemitério tudo correu e há de correr com bastante força e Axé!! Lindo, lindo...


Saravá Pombagira

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Chamada para amarração amorosa da lua cheia



E mais uma vez venho informar as flores do meu jardim que nos dias 06, 08, 09, 10 e 11/11 estarei a realizar o trabalho mais forte de amarração amorosa que é na Porta do Cemitério. E adupé minha Iansã Balê por me conceder esta autorização. Interessados é só enviar email solicitando: jornalista.suzanatavares@gmail.com

Peço por favor que só entre em contato quem tiver na sua paz de espírito. Tenha misericórdia e nos dê mais esta graça minha Dama. Axé pra quem tem Axé!!!  

sábado, 1 de novembro de 2014

Vamos usar o contra egum neste mês

Peço par que todas as minhas florzinhas coloquem o contra egum neste mês, afinal é o mês deles e amanhã é dia dos finados e sempre tem alguma movimentação destes espíritos de forma mais intensa durante estes dias e alguns podem nos prejudicar.



Devemos utilizar os contra eguns mesmo depois de nossos preceitos cumpridos e, sempre que formos a algum hospital, cemitério, delegacias, ou mesmo visitarmos um doente crítico. Dentro de hospitais os utilizamos por ser esse local, um verdadeiro “paraíso” dos mortos, no cemitério dado a ser o local de descanso para nossos entes queridos, e em delegacias e presídios por serem locais infestados de energias negativas.

O contra egum somente é utilizado nos braços, o que se usa nas pernas tem outro nome, assim como o que se usa na cintura.

Nas pernas usamos o OPACHORÔ que também pertence a Obaluayê e nesse utiliza-se um guizo preso, pois seu barulho espanta os eguns. Já na cintura usa-se o cordão umbilical que representa a ligação direta do iniciado com seu Orixá.

Sempre que tivermos utilizando contra egum, estamos impossibilitados de praticarmos sexo e de consumirmos bebidas alcoólicas, pois, que nessa fase, nosso Orixá está diretamente ligado a nós e como sabemos, essas coisas lhes são completamente estranhas.

Mês de Babá Egum



Egum ou Egum-gum em Nagô, quer dizer Osso. Mas o seu significado é mais amplo, significando também “alma de pessoa morta”. Assim, Egum, é o espírito de uma pessoa falecida. Por esta razão, não recebe o mesmo tratamento que um Orixá. 

Os Caboclos e Pretos Velhos são Eguns, no entanto, embora espíritos de pessoas falecidas – índios de qualquer tribo ou africanos de qualquer nação. No Candomblé, os Caboclos são recebidos, reverenciados e respeitados dentro dos terreiros. São espíritos de muita luz, que na sua rusticidade e simplicidade, são possuidores de grande luz espiritual, muita sabedoria e força. Na sua sabedoria, aparentemente ingênua eles ensinam grandes verdades e dão conselhos sábios e dignos dos mais elevados Mestres. 

Mas, o Egum, propriamente dito, é um espírito de outra categoria. Não desce em missão de trabalho. Muitas vezes, até inconscientemente, são prejudiciais ao próximo. Daí serem imediatamente afastados.

A festa de Babá - Em alguns terreiros de Candomblé, realiza-se anualmente a festa para os Eguns, a alma dos Babalorixás, Yalorixás, ou Filhos de Santo do terreiro, já falecidos. São também nessa ocasião reverenciadas as almas dos Ogãs ou de pessoas que tenham exercido posição de destaque dentro do Ilê. 

Não se faz festa de Egum dentro do terreiro, onde são festejados os Orixás. Estas festas são realizadas ao ar livre. Nessas ocasiões, geralmente, observa-se o fenômeno de materialização de alguns Eguns, daí a seriedade e responsabilidade da cerimônia realizada.

Terminados os cânticos para os Orixás, inicia-se então a Festa para Egum. Antes de iniciar os cânticos, todos os filhos da pessoa morta – para quem se vai cantar – devem voltar-se em direção à casa de Egum e pedir licença a quem a “fez” no Santo.

Durante toda a cerimônia, os Ogês ou Anixás seguram uma vara listada de preto e branco, o Ixã, com o qual procurarão conter os Eguns, em caso de necessidade.

Ninguém pode sair antes de terminar a Festa de Egum, sob pena de poder ser prejudicado por Eguns que se encontrem na proximidade, sendo que isto também constituiria um ato de desrespeito a todos eles. Os Eguns são também os nossos antepassados, que devemos sempre respeitar.