Sou negra como à noite!

sábado, 16 de agosto de 2014

Hoje é dia de Obaluaê. Atotô!!

Lindão, lindão, lindão. Te amo meu avozinho...

Atotô, palavra Iorubá que significa Silêncio
É eu e você dia 25, pode me esperar! E nada pedir, só agradecer...

Vestido com palha da costa e com contas nas cores vermelha, preta e branca,Omolú dança o opanijé, dança ritual marcada pelo ritmo lento com pausas, enquanto segura em suas mãos o xaxará, instrumento ritual também feito de palha-da-costa e recoberto de búzios. Em alguns momentos da dança, Omolú espanta os eguns, (espíritos dos mortos) e afasta as doenças, com movimentos rituais.

Doburu é a comida ritual mais apreciada pelos orixás Obaluaiê e Omolú. É o milho de pipoca estourado em uma panela, em alguns lugares com óleo, em outros com areia. Nesse último caso, é preciso peneirar a areia dessa pipoca depois de pronta. Ao final, a pipoca é colocada em um alguidar (prato de barro) e enfeitada com pedacinhos de côco. (Deixe comigo que irei fazer bem gostoso para o senhor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBS: Pra você que vai postar ou postou nestes comentários a sua publicação depois de aprovada e com identificação, é claro, só será visualizada na página se clicar em "carregar mais" (está vendo este nomezinho vermelho aqui logo acima?) Assim, irá aparecer mais depoimentos.

EMAIL PARA CONTATO:

jornalista.suzanatavares@gmail.com