Sou negra como à noite!

quarta-feira, 19 de março de 2014

O Português e as línguas africanas

A língua mais falada no Candomblé no Brasil é o Iorubá. Exemplos de palavras da língua falada no Brasil são fé, acarajé, jabá (carne-seca) e axé. Mas há mais palavras de origem Bantu em português, como cafuné, dengo, calango, macaco, canjica, samba, inhaca, jiló, ginga, moleque, xodó, zangado, zum-zum. Isso porque na época da colonização os grupos bantu eram mais numerosos no Brasil.
Nina Rodrigues, a primeira a estudar as línguas e dialetos africanos no Brasil, afirma que "as línguas africanas faladas no Brasil sofreram grandes alterações, já com a aprendizagem do português por parte dos escravos, já com a língua africana adotada como língua geral pelos negros escravos.
Bantu é um conjunto de mais de 400 idiomas pertencentes a família de línguas Niger-Congo. São falados idiomas Bantu em todos os países da África ao sul do Saara. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas falem os idiomas Bantu.
O contato entre a língua portuguesa e as línguas africanas no Brasil não chegou a produzir uma língua crioula estável (como ocorreu nas Guianas e no Caribe, onde a língua crioula é oficial), mas promoveu uma série de mudanças nas variedades de língua portuguesa faladas no país, sobretudo nas camadas populares .

Um comentário:

  1. Tenho a maior curiosidade sobre esse tema, mas aqui é meio difícil encontrar alguma coisa a respeito. Que tal me enviar pelo correio? Falando nisso, me mande seu endereço de novo pra eu te mandar alguns livros de humor. O e-mail ainda é o mesmo: simaopessoa@gmail.com. Beijo grande.

    ResponderExcluir

OBS: Pra você que vai postar ou postou nestes comentários a sua publicação depois de aprovada e com identificação, é claro, só será visualizada na página se clicar em "carregar mais" (está vendo este nomezinho vermelho aqui logo acima?) Assim, irá aparecer mais depoimentos.

EMAIL PARA CONTATO:

jornalista.suzanatavares@gmail.com