Sou negra como à noite!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Rumo à liberdade

África


A verdade, hoje em dia, acerca da África, é animadora. Pelo terceiro ano consecutivo, África está na agenda dos G8. O progresso dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio está a ser registado por cada vez mais organismos, para monitorizarem o decorrer do processo e o continente africano está cada vez mais no olhar público em todo o mundo.

Não se pode negar que também se notou o uso excessivo e abuso de poder em países como Angola, Sudão, Guiné Equatorial, Quénia e Nigéria em casos bem documentados por organismos internacionais (realçado na imprensa sensacionalista e espectacularmente omitido na imprensa chula). Nem se pode negar que vários actos de tortura e chacina foram perpetrados neste continente no ano passado. Também é verdade que foram perseguidos jornalistas, foram violados direitos de mulher e foram ignorados direitos humanos em vários países no continente africano entre 2006 e 2007. Todas estas histórias estarão a mais na imprensa sensacionalista e a menos (ou risivelmente ausentes) no tratamento cosmético da imprensa chula.

Porém, há cada vez mais africanos a tomarem as rédeas do destino nas suas mãos, cada vez mais africanos a sentirem a necessidade de voltar ao seu continente e comprometer-se no processo de construir nações, mesmo que isso envolva sacrifícios pessoais.

Já vão longe os dias em que potências coloniais pudessem saquear os recursos da África impunes, longe vão os dias em que órgãos de notícias ocidentais pudessem subornar os africanos a perpetuarem a sua vida, como sanguessugas.

O continente africano começa a respirar, começa a ganhar uma noção de responsabilização colectiva, rumo a uma senda de desenvolvimento em conjunto. Ao contrário de muitas regiões do nosso planeta, na África a noção de colectividade é sentida e não cosmética e é precisamente esta maneira de ser que irá silenciar os críticos da África e relegar à insignificância aqueles que fazem seu jogo ao custo dos africanos (ou dos gestores que foram subornados para sustentar entidades ocidentais, e diga-se desde já que estes gestores são traidores do continente africano e muito fáceis de idenificar).

É que hoje em dia, e felizmente, podemos afirmar que aqueles que fazem jogadas ao custo dos africanos (ou outros) têm os dias contados.

Fonte: Timothy BANCROFT-HINCHEY



PRAVDA.Ru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBS: Pra você que vai postar ou postou nestes comentários a sua publicação depois de aprovada e com identificação, é claro, só será visualizada na página se clicar em "carregar mais" (está vendo este nomezinho vermelho aqui logo acima?) Assim, irá aparecer mais depoimentos.

EMAIL PARA CONTATO:

jornalista.suzanatavares@gmail.com