Um olhar sobre a cidade
*Suzana Tavares
A cidade de Salvador tem a vantagem de ter sido criada para servir de base aos portugueses na conquista dos restantes das terras descobertas em 1500. O local no Porto da Barra, foi escolhido por causa da Baia de Todos os Santos e por estar no meio da costa brasileira.
A primeira capital do Brasil tem muito o que contar sobre seus túneis subterrâneos que escondem os mistérios da velha Bahia. O centro histórico de Salvador é um forte ponto turístico, exibindo a antiga cidade. Mostrando o Pelourinho um dos cartões postais de Salvador, Praça da Sé e o Terreiro de Jesus, formando um belíssimo conjunto arquitetônico residencial dos séculos 17, 18 e 19 que tem uma intensa movimentação cultural dia e noite.
Ao olhar sobre a cidade, vemos as feições exóticas e fascinantes, resultado da mistura de costumes, crenças e tradições de diversas culturas oriundas de vários continentes, resultando numa riqueza cultural.
Uma cidade de cantos e encantos, subidas e descidas, miscigenação, cor, música, batuque e festa, porém tem alguns pontos esquecido pelo governo baiano, mas exala cultura nos quatro cantos, é o berço da música e carrega o titulo de ter sido a primeira capital do Brasil. “O Brasil nasceu neste Estado."
Falar de Salvador é fazer poesias, mas é um assunto para ser vivido e sentido, terra festeira, esta é a cidade da Bahia um caldeirão de cores, ritmos e sons. Falar de Salvador é fazer poesias, mas é um assunto para ser vivido e sentido, terra festeira, esta é a cidade da Bahia um caldeirão de cores, ritmos e sons.
A formação de Salvador permitiu explosão da religiosidade, este sentimento religioso que, muitas vezes, roga a Deus e Oxalá como se fosse um só. A fé encontra-se no cotidiano das pessoas e marca festas populares, unindo santos e orixás. A uma reverência nascer nesta cidade, esta ilha de reuniões és a terra do puro axé.
Olá ...
ResponderExcluirJá seguindo , obrigada
Ernesto