Sou negra como à noite!

segunda-feira, 7 de março de 2016

Folha de Akòko - Prosperidade e multiplicação

Quem quiser atrair prosperidade é só colocar uma folha de Arokòko na carteira ou tomar um banho do pescoço pra baixo e pra quem tem comércio é sempre bom dá uma "sacudida" no ambiente com esta folha.

De origem África, considerada árvore abundante, provedora de Prosperidade, atribuída aos Orixás Exú, Ogum, Ossain, Egúngún e Oyá.

O Akòko é uma das folhas preferidas, sendo que costuma ser associada sempre a prosperidade, tanto de dinheiro (owo) como de filhos (omo). Essa árvore não é uma espécie nativa do Brasil, sendo introduzida aqui pelos africanos, onde se adaptou perfeitamente. 

Suas folhas representam o reconhecimento e a realeza. Pequenos galhos desta árvore são utilizados em cerimônias reais e de recebimento de títulos honoríficos na sociedade Iorubá. Os Iorubás falam: “Nenhum Rei (Oba) é considerado Rei, se em sua cabeça (Orí) não tiver levado Akòko”.

No Brasil, as Casas de Candomblé utilizam o Akòko em rituais de iniciação (Igbèrè), em obrigações de sete anos (Odún méjè Igbèrè) e na composição de banhos sacros (Àgbo), inclusive, em algumas casas, esta folha entra como uma das 16 principais folhas deste banho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só aceito cometários com IDENTIFICAÇÃO, por favor coloque SEU NOME, se não, não publico! AXÉ