Sou negra como à noite!

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Mês de Cosme e Damião, mês dos Ibejis

E esse mês de quem é?? É meu da mãe!!!!
Está é minha sobrinha Dandara Ewà filha de santo, cabeça de Xangô, a Erê linda da tia, já nasceu feita, pois quando a mãe estava gravida dela fez seu recolhimento pra fazer o santo. Minha irmã mais velha Simone é Ekedi eu e Dandara somos rodantes o Axé está nas veias da família Tavares. E vou revelar um segredo pra vocês; é ela quem me ajuda a arrumar o assentamento dos ebó e quando eu estou cantando pra Dama da Noite ela vem pedi a benção e entra novamente em casa, porque ela sabe que não pode ficar e cá entre nós, nunca vi uma criança que goste tanto de fazer macumba como essa e nos trabalhos da Porta do Cemitério ela sempre gosta de ir junto, lógico que não a deixo sair do carro, confesso que gosto dela me ajudando, gosto da presença de Xangô na minha vida e nos meus trabalhos. Viva aos Erês!!!!!


O Dia de São Cosme e Damião é comemorado no dia 27 de Setembro pelos seguidores do candomblé, xangô, xambá, umbanda e batuque.

Nesta data, em praticamente todo o país, existe o hábito de dar doces e brinquedos para as crianças, que vão para as ruas para receberem essas recompensas.


Com o sincretismo religioso, os negros africanos na época de Escravatura, cultuavam a imagem de São Cosme e Damião como se fossem a igualdade dos chamados orixás Ibejis, representado pela imagem de irmãos gêmeos. 

E se meu pedido foi mesmo aceito eu terei gêmeos, ou melhor, gêmeas ZAIRA LIRA e JANAÍNA LIRA. Dou meu caruru todo ano fazendo este pedido de ter minhas princesas lindas e saudáveis; uma cabeça de Oxum e outra cabeça de Yemanjá que segundo em um sonho elas me falaram que chegam daqui a dois anos, não vejo a hora de ter meus Erês no colo.   


Dandara no assento de Xangô no terreiro dela que ADORA ir vê o povo dela de santo.  Eu e Xangô dela temos uma ligação muito forte, enquanto a minha Oxum cuida dela está no seu juntó.Eu parei de ir pra Terreiros pra não ficar por lá, não tenho condições de assumir nenhum cargo agora. Mas entrego meus caminhos a Ogum, seja o que ele decidir!

4 comentários:

  1. Que linda!! Seus Erês serão abençoados!

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber sua historia linda sua sobrinha ..tbm tenho os meus e sou apaixonadaaa...tbm me disseram que terei gemeos...mas meu caso é um casal...beijos para vc suzana


    Nine

    ResponderExcluir
  3. Amo os Erês!!! A minha é linda e sapequinha rsrs... Sábado terá festa no Kwê que frequento, estou ansiosa porque é a primeira festa que minha Erê participará.
    E também estou louca para pegar a minha Erê no colo, é meu maior sonho. Não sei quando ela vem, mas espero que seja breve.

    ResponderExcluir
  4. Linda! Só tenho a agradecer axé ao nosso povo!

    ResponderExcluir

OBS: Pra você que vai postar ou postou nestes comentários a sua publicação depois de aprovada e com identificação, é claro, só será visualizada na página se clicar em "carregar mais" (está vendo este nomezinho vermelho aqui logo acima?) Assim, irá aparecer mais depoimentos.

EMAIL PARA CONTATO:

jornalista.suzanatavares@gmail.com