Sou negra como à noite!

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Agosto mês de Obaluaê. Atotô!!!



Hoje primeira segunda feira do mês, como em todo mês de agosto acendi a vela (Luz) para o dono do mês OBALUAÊ que vai se repetir durante toda segunda deste importante mês, pedindo sua proteção e para afastar todas as doenças. Carinhosamente o chamo de meu vozinho. É o mês das festa de Olubajé nos terreiros de candomblé, hummmm chega dá água na boca, eita quanta comida gostosa! E lógico que no seu dia 16/08 darei sua comida vozinho, pode deixar!

Obaluaê quer dizer “Rei e Senhor da terra” sua veste é palha e esconde o segredo da vida e da morte.


É orixá das doenças, da cura, da transformação, quando estamos enfermos é pra ele quem devemos orar e pedir pra que leve a doença embora. Ele pertence a terra, anda no cemitério entre o mundo dos mortos, domina os Eguns junto com Iansã Balê. Como minha avó dizia sempre tocando no chão ao pronunciar o nome dele - "Este é um orixá muito vivo!" É o orixá da varíola, das doenças contagiosas com este é essencial ter muito RESPEITO ele é perigoso! Adora dá umas surras nos seus filhos quando saem da linha.

Seu poder está extraordinariamente ligado à morte. Oba significa Rei (Oni), Ilu espíritos e Aiyê (significa terra), ou seja, Rei de Todos os Espíritos do Mundo. Ele lidera e detém o poder dos espíritos e dos ancestrais, os quais o seguem. Oculta sob o saiote o mistério da morte e do renascimento. Ele é a própria terra que recebe nossos corpos para que vire pó. Os filhos dele quando desencarnam tem que ser enterrados no chão.

A saudação de Obaluaê é: Atotô, Obaluaê! Seu dia da semana é a segunda-feira, dia, também, dos pretos-velhos. A cor da sua conta é a preta e branca. Comida: Pipoca e Carré.

Ele está muito presente na minha vida, orixá zeloso, sempre vem me cobrar um segredinho só nosso, iniciando assim, as grandes transformações que só vingam em agosto, é ele quem vem puxando as mudanças, este é o mês das reviravoltas pelo menos pra mim... Estou pronta para o melhor meu bom velhinho. ATOTÔ!!!



4 comentários:

  1. Hoje no centro da cidade encontrei uns filhos de Obaluaê oferendo pipoca que é a comida do velho (abadô) para quem quisesse e é pedido um trocado como ajuda. Acho essa obrigação linda dos filhos dele de santo, sempre fico encantada ao vê-los vestidos de brando com o cesto de pipoca na cabeça enfeitado com a palha da costa mesmo material que é vestido o corpo de Obaluaê. E lógico que pedi a benção, dei a ajuda e lógico que comi a pipoca não é agosto se não comer e vê esta imagem linda... Motumbá Axé ATOTÔ!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ATOTÔ!!!
    Lindo Suzana! Sou muitooo grata a esse orixá, muito grata a ele. Me curou de uma doença, uma doença que para os homens não tem cura.
    Isso aconteceu há um ano.
    Um orixá lindo, poderoso, Rei!!!
    Atotô meu pai!!! Axé!!!

    ResponderExcluir
  3. Ola Suzana, quiria seu email para poder pedir uma ajuda. Preciso muito de sua ajuda e compreensão espero atenciosamente sua resposta desde já obrigado ! :*

    ResponderExcluir

OBS: Pra você que vai postar ou postou nestes comentários a sua publicação depois de aprovada e com identificação, é claro, só será visualizada na página se clicar em "carregar mais" (está vendo este nomezinho vermelho aqui logo acima?) Assim, irá aparecer mais depoimentos.

EMAIL PARA CONTATO:

jornalista.suzanatavares@gmail.com