Sou negra como à noite!

terça-feira, 28 de abril de 2015

Ensinamentos de vó para neta

Hoje bateu saudade da minha avó Dona Neném mulher responsável por me encantar a cabeça nesta religião, fiquei me lembrando das histórias que ela me contava da vivencia dela na umbanda como já disse alguém - Os primeiros 40 anos da nossa vida nos dão o enredo e os 30 seguintes os comentários e na sabedoria e tradição africana são os mais velhos que guardam as histórias e segredos dos nossos antepassados, são eles os encarregados de transmitir e preservar as histórias do nosso povo.  

Lembro muito bem desse dia era junho de 2002, tinha 18 anos, eu estava me arrumando pra ir para o interior curtir o São João e rever a parentada, então pedi a benção a minha avó e para ela me incensar pra ter proteção e fazer uma boa viajem e nessa mesma hora o caboclo dela (Rei das flores) deu um barra vento nela que ela rodopiou.

Minha irmã mais velha ficou sabendo a alguns dias no jogo de búzios que um Exú que ela cultuava está aqui em pé dentro de casa e acho que sei quem é só pode ser Exú Titiri poque foi ele quem pareceu no meu sonho na porta de entrada da minha casa dizendo - Eu estou aqui e tudo que acontecer a você vai ter que passar por mim primeiro. Nossssssa como fico feliz com isso é muita benção e proteção é sinal de que estou no caminho certo e só tenho que agradecer por me dá inspirações e me encaminhar sempre em direção do bem...  


Maria Domingas essa era a feiticeira matriarca da família Tavares ajudou muita gente e só peço para ter uma morte igual a dela - Morrer de velhice e dormindo, pois só os bons morrem assim 

4 comentários:

  1. Que lindas palavras. Nossos avós - e em especial, AS avós, são sempre dádivas em nossa vida. Infeliz daquele que não entende isso. Feliz em saber que o Exú que ela cultuava está te protegendo. Você é bastante merecedora. Bjos, Juliana

    ResponderExcluir
  2. Cadê você, flor? Sumiu...

    Apareça! Beijinhosss


    Ass: Nanda

    ResponderExcluir

OBS: Pra você que vai postar ou postou nestes comentários a sua publicação depois de aprovada e com identificação, é claro, só será visualizada na página se clicar em "carregar mais" (está vendo este nomezinho vermelho aqui logo acima?) Assim, irá aparecer mais depoimentos.

EMAIL PARA CONTATO:

jornalista.suzanatavares@gmail.com