Sou negra como à noite!

terça-feira, 19 de agosto de 2014

O que é Racialismo?

Entendo Identidade Étnica como ideia de sentimento de pertencimento a um grupo, o qual se une em torno de uma série de representações o racialismos se apresenta como forma de ressignificação.   

Ser racialista não é ser racista, é apenas uma forma afrocêntrica e não discriminatória de ser. É evocar o carisma da raça negra de forma positiva na qual se esbarra nos conceitos do teórico Jamaico Stuart Hall. 

O racialismo é um trabalho sobretudo de valorização da cultura étnica negra por meio da construção positiva da imagem do negro, levantando assim, a sua auto-estima, fazendo o negro valorizar a cor da sua pele, seu cabelo, suas feições. Desmistificando esteriótipos que mantém o preconceito racial, assim descobrindo forma de combater o racismo. Também podendo ser entendido como uma possibilidade de integração racial, ascensão social e conquista de direitos para a população negra. 


P.S: Quem se apropriar deste conceito da forma que aqui estar escrito, peço por favor que dê meu crédito autoral, faça as devidas citações! Adupé (obrigada)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBS: Pra você que vai postar ou postou nestes comentários a sua publicação depois de aprovada e com identificação, é claro, só será visualizada na página se clicar em "carregar mais" (está vendo este nomezinho vermelho aqui logo acima?) Assim, irá aparecer mais depoimentos.

EMAIL PARA CONTATO:

jornalista.suzanatavares@gmail.com