Sou negra como à noite!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Palha da costa

Sai de reto tudo que é ruim!!!!

Palha-da-costa é a fibra de ráfia, conhecida como ìko pelo "povo do santo", extraída de uma palmeira chamada Igí-Ògòrò pelo povo africano. No Brasil, recebe o nome de Jupati, cujo nome científico é Raphia vinifera.

No Candomblé representa a eternidade e transcendência, como prova da imortalidade e reencarnação, utilizado na confecção das roupas dos Orixás, em especial Obaluayê, Omolu. Seu uso é indispensável na iniciação feitura de santo no sentido de proteger a vulnerabilidade dos iniciados.

Outras finalidades:

Esta mesma palha trançada com espessura de um dedo mindinho e 
comprimento de um metro, chama-se Ikan, popularmente chamado 
de contra-egun pelos leigos e até mesmo pelo povo de santo. Geralmente amarrado nos braços e cintura dos iniciados, com a 
finalidade de afastar as energias negativa e espírito malévolo, impedindo a incorporação de egun (espírito de morto).

"Umbigueira", (recebe este nome quando é amarrado na cintura).

"Mokan", (recebe este nome quando é ornado com búzio da costa), é um colar de palha trançada que é usado no pescoço junto com o delogun e seu comprimento é até o umbigo.

"Contra-egun", (recebe este nome quando é amarrado na dobra da parte inferior da junção entre braço e ombro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBS: Pra você que vai postar ou postou nestes comentários a sua publicação depois de aprovada e com identificação, é claro, só será visualizada na página se clicar em "carregar mais" (está vendo este nomezinho vermelho aqui logo acima?) Assim, irá aparecer mais depoimentos.

EMAIL PARA CONTATO:

jornalista.suzanatavares@gmail.com