Sou negra como à noite!

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

As vestes africana (parte 3)

Trajes africanos


As roupas africanas vão muito além da beleza. Os padrões impressos nos tecidos correspondem a nomes, provérbios ou ideias. Elas estão relacionadas com a beleza, a religiosidade e a identidade do povo negro, com a ancestralidade africana. As roupas não nascem para proteger o corpo, mas como uma forma de beleza, não só para aparecer ao outro, mas para os deuses.
Ao vestir um determinado pano, envia-se uma mensagem silenciosa a todos os que vêm, mas, na maioria das vezes, a alguém especial.

Os riscados, desenhos e cores expressam relações entre marido e mulher, entre a mulher e as outras mulheres, entre cada um e a comunidade.

As cores vibrantes das indumentárias são obtidas a partir de elementos da natureza, a exemplo de plantas, terra e flores. Cada cor tem um significado.

O verde indica renovação e crescimento, em clara analogia com as matas e florestas. Amarelo é símbolo do status e serenidade, além da fertilidade e vitalidade. Azul é a presença de Deus, a onipotência do céu, ao espírito   puro  que repousa em harmonia.
O preto denota união com os antepassados. É a cor das provas, do sofrimento, do mistério, da consciência espiritual, do tempo e da existência.
Vermelho é a cor da paixão, da determinação política, da vida, da paixão e do sentimento.
Retirado do blog África na escola da professora Rérida. Se link nela:

5 comentários:

  1. legal esse panos longos kkkk

    ResponderExcluir
  2. vc tem que saber q isso e cultura

    ResponderExcluir
  3. Uma cultura linda...nao so as vestes mas as pessoas tbm...lindas lindas...

    ResponderExcluir
  4. Amei! Estou adorando conhecer um pouco mais da Cultura na qual me indetifico tanto.

    ResponderExcluir
  5. ESTAVA PRECISANDO DESSA (CURIOSIDADE) PARA UMA PESQUISA,MAS ACHEI ,MUITO MAIS DE UMA PESQUISA.ACHEI UMA LIÇÃO DE MORAL POEQUE ISSO ME FEZ PENSAR UM POUCO NA MINHA VIDA COM AS IMAGENS COM OS SIGNIFICADOS DAS CORES E ETC

    ResponderExcluir

OBS: Pra você que vai postar ou postou nestes comentários a sua publicação depois de aprovada e com identificação, é claro, só será visualizada na página se clicar em "carregar mais" (está vendo este nomezinho vermelho aqui logo acima?) Assim, irá aparecer mais depoimentos.

EMAIL PARA CONTATO:

jornalista.suzanatavares@gmail.com